Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura lançam livro em Brasília
Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura lançam livro em Brasília
'Os vencedores da última edição do Prêmio Sesc de Literatura estiveram nesta terça (5) no Sesc Presidente Dutra para o lançamento de suas obras premiadas. José Almeida Júnior e João Meirelles Filh...'
Os vencedores da última edição do Prêmio Sesc de Literatura estiveram nesta terça (5) no Sesc Presidente Dutra para o lançamento de suas obras premiadas. José Almeida Júnior e João Meirelles Filho trocaram experiências com o público sobre o prêmio, considerado o mais importante para as novas gerações da literatura brasileira. A dupla participou de um bate-papo sobre o prêmio e o processo de criação das obras, além de leitura dramática de trechos dos livros e um coquetel acompanhado de sessão de autógrafos no final.
Para a coordenadora de Ações Culturais do Sesc-DF, Juliana Valadares, o prêmio, que esse ano bateu recorde de inscrições com 1793 obras, incentiva a produção literária. “O Sesc entende que o prêmio contribui para a formação de novos talentos da escrita. Esse evento prestigia o escritor inédito e a cada ano o número de inscritos aumenta”.
Brasiliense vence na categoria Romance
O Prêmio Sesc de Literatura é o principal prêmio para os novos talentos brasileiros do mercado editorial. O resultado da edição de 2017 saiu em junho e premiou José Almeida Júnior, potiguar radicado em Brasília na categoria romance com o livro Última hora. Dentre os mais de 800 concorrentes na categoria contos, o paraense João Meirelles Filho venceu com o livro O abridor de letras.
A obra de José Almeida, Última hora, conta a história do jornalista Marcos, que é torturado durante a ditadura Vargas e, posteriormente, precisa viver o conflito de trabalhar no jornal que apoia o governo que o torturou. A mistura de ficcção e realidade se mostra presente na narrativa.
O livro ganhou visibilidade por meio da publicação feita em parceria entre o Sesc e a Editora Record. Além da divulgação, os vencedores também são inseridos na programação cultural de todos os Sesc do Brasil. O evento de divulgação passou pela FLIP 2017, em Paraty, pelo Sesc São Paulo e ainda vai passar pela Bahia e outros estados brasileiros.