Caminho de Navegação

Notícia

Unidades móveis BiblioSesc levam leitura a diversos lugares do Distrito Federal

'A leitura chega por meio de bibliotecas móveis montadas especialmente em caminhões. Em 2005, o Sesc Nacional lançou o projeto BiblioSesc para atender cidades cujos moradores têm pouco acesso à leitura,...'

Publicado em 12/02/2020 00h00 Atualizado em 12/02/2020 00h00

A leitura chega por meio de bibliotecas móveis montadas especialmente em caminhões. Em 2005, o Sesc Nacional lançou o projeto BiblioSesc para atender cidades cujos moradores têm pouco acesso à leitura, diante da falta de bibliotecas públicas. No Distrito Federal, as duas unidades móveis percorrem as regiões administrativas de Samambaia, Riacho Fundo, Planaltina, Santa Maria, Sol Nascente, dentre outras, e atendem crianças, adultos e idosos. Os locais recebem duas visitas mensais, possibilitando um prazo de empréstimo de obras de 15 dias.

Cada unidade móvel possui um acervo de 2,5 mil publicações entre obras de literatura brasileira e estrangeira, livros didáticos, jornais, revistas e periódicos. Segundo a gerente das Unidades Móveis do Sesc-DF, Alessandra Cassia Nunes de Farias, a instituição tem o cuidado de atualizar constantemente o acervo de forma que o público possa receber informações de qualidade, por meio de coleções abrangentes. “Nossas unidades móveis possuem uma relação muito próxima com a comunidade no que se refere à produção de conhecimento, cultura e fortalecimento da cidadania”, afirma a gerente.

Valéria de Jesus, 31 anos, aguarda ansiosa a chegada da unidade móvel em Planaltina, cidade onde mora. Para a empregada doméstica essa é a única oportunidade de ter acesso gratuitamente aos livros. “É um passeio de família. Vou com os meus dois filhos e passamos horas abrindo e fechando os livros para ver qual leitura levo para casa”, afirma Valéria.

Para receber as unidades BiblioSesc é necessário entrar em contato com o Sesc-DF (61 3319-4460) e agendar uma visita da bibliotecária ao local para avaliar a estrutura do espaço. Para o cadastro do empréstimo, basta apresentar documento de identidade junto com um comprovante de residência.

Texto: Luciane Zorzin