Caminho de Navegação

Notícia

Sistema Fecomércio-DF recebe treinamento para implantação do Programa Ecos

'Como forma de implantação do Programa Ecos de Sustentabilidade, foi realizado entre os dias 26 e 28 de julho, na sede do Sesc, em Brasília, a capacitação do grupo gestor do Distrito Federal. Participar...'

Publicado em 29/07/2016 00h00 Atualizado em 29/07/2016 00h00

Como forma de implantação do Programa Ecos de Sustentabilidade, foi realizado entre os dias 26 e 28 de julho, na sede do Sesc, em Brasília, a capacitação do grupo gestor do Distrito Federal. Participaram do treinamento 42 servidores da Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio. Durante os três dias foram apresentados os objetivos e os procedimentos do programa com a presença do técnico do Departamento Nacional do Sesc e responsável pelo Ecos, Mario Saladini.

 

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana, demonstrou total apoio ao programa e acredita que o envolvimento de todos poderá gerar grandes mudanças para o meio ambiente. “Este sentimento de preservação está se difundindo no mundo inteiro e deve ser estendido a todo público interno. Nós temos que estar preocupados com isso e cuidar da nossa casa que é o planeta terra. Sabemos que os recursos são escassos e temos que buscar processos inovadores que sejam limpos e permanentes. Eu creio que com o envolvimento de todos vamos chegar a ter resultados significativos. Eu vejo com bons olhos o trabalho realizado pelo Programa Ecos e estou ciente de que é necessário se criar políticas de preservação”, destacou Adelmir.
Segundo o assessor técnico e coordenador do Programa Ecos do Departamento Nacional do Sesc, Mario Saladini, a expectativa é que em cinco meses a atividade esteja funcionando no Distrito Federal. “Dos 27 regionais, 23 solicitaram a implantação do programa e já está funcionando atualmente em oito departamentos. No Distrito Federal, esperamos que em cinco meses, medidas de preservação estejam funcionando e contamos com o grupo gestor para dar seguimento. O programa tem o objetivo conscientizar os servidores da problemática socioambiental de mitigar impactos, ou seja, reduzir os problemas relacionados à operação das instituições e otimizar o uso dos recursos. Com o programa promovemos uma maior eficiência operacional e redução de custos”, apontou.
De acordo com a chefe da Unidade de Gestão e Ações de Sustentabilidade do Sesc-DF, Patrícia Souza, implantar o programa trará bons resultados. “Debater as questões ambientais são imprescindíveis para a promoção da qualidade de vida e o Ecos propõe ações que irão diminuir significativamente os impactos ambientais. Queremos incentivar os nossos colaboradores a adotar boas práticas de sustentabilidade dentro e fora do ambiente de trabalho”, declarou. Já o assessor econômico da Fecomércio-DF, José Eustáquio de Carvalho, acredita que integrar as quatro instituições irá trazer maior integração. “Vamos falar a mesma linguagem e a minha expectativa é que o público irá receber muito bem o programa. Estamos vivendo um momento tão ruim e quando vemos tantas pessoas trabalhando em uma mesma direção para melhorar, contribui e contagia”, afirmou.
A chefe da Assessoria de Sustentabilidade Socioambiental do Senac-DF, Heloísa Borges, elogiou o treinamento. “Com as quatro instituições teremos mais força e tenho muita esperança com essa união. Esses três dias de capacitação foram fundamentais para que pudéssemos revisar os temas e delegar as funções. Acredito que é fundamental debater sobre o meio ambiente e tudo o que podemos fazer para que a gente possa dar o ponta pé inicial para implantar o Ecos”, contou.
Sobre o Ecos – O programa Ecos surgiu em 2010 pelo Departamento Nacional do Sesc, e é direcionado ao público interno das instituições do Sistema S do Comércio. O programa consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, para a mitigação dos impactos relacionados às atividades das instituições que possam representar riscos ao meio ambiente ou à sociedade.