Caminho de Navegação

Notícia

Sesc Tributos celebra centenário do samba com show gratuitos

'Como parte das comemorações dos 100 anos do samba, o Sesc recebeu na noite desta quinta-feira (10), na unidade da 504 Sul, o projeto Sesc Tributos. O público lotou o teatro e prestigiou o show da canto...'

Publicado em 12/11/2016 00h00 Atualizado em 12/11/2016 00h00

Como parte das comemorações dos 100 anos do samba, o Sesc recebeu na noite desta quinta-feira (10), na unidade da 504 Sul, o projeto Sesc Tributos. O público lotou o teatro e prestigiou o show da cantora e compositora Renata Jambeiro, com participação especial de Nilze Carvalho e Áurea Martins. O espetáculo marcou a reinauguração do Espaço Cultural Ary Barroso, que estava fechado para reforma. A programação segue nesta sexta-feira (11) com a apresentação do sambista Monarco e participação de Renata Jambeiro. Todos os shows são gratuitos e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo.

As raízes do samba, suas formas primordiais, os batuques regionais e as diversas variações desse ritmo, tanto na música quanto na dança, fazem parte do enredo presente na programação da 15ª Edição do Projeto Sesc Tributos. Para este ano, a homenagem esta sendo para os 100 anos do Samba. De acordo com a gerente da unidade do Sesc da 504 Sul, Cristina Nogueira, o evento marca a reinauguração do espaço cultural, contando a história e a influência do samba no Brasil. “O objetivo é comemorar o centenário do samba com apresentações de grandes sucessos na voz de cantoras de renome do nosso País. Estamos felizes porque o publico compareceu e lotou o nosso espaço cultural que esta sendo reinaugurado após algumas reformas”, explicou Cristina.

Até hoje há quem questione a origem do samba. Cada vez mais cultuado, esse símbolo da nossa cultura popular se espalhou por todo o país e é visto em todo o mundo como a principal manifestação artística do Brasil. É o que garante a cantora e compositora brasiliense Renata Jambeiro. Segundo ela, a edição deste ano do Projeto Sesc Tributos resgata as raízes do samba e oferece a população uma programação rica em  manifestações populares conhecidas e praticadas em várias regiões do país.

“O trabalho feito pelo Sesc por meio do projeto Sesc Tributos é fascinante e valoriza a música popular brasileira. Precisamos de mais iniciativas como essa para resgatar o samba, tão presente em nossas raízes. Samba é uma palavra de muitos sentidos. Além de dar nome a manifestações populares que congregam dança e música, significa também festa, baile popular, cantoria, brincadeira e pagode”, disse Renata. O Projeto Sesc Tributos homenageia artistas brasileiros e estrangeiros por meio de exibições musicais.

A aposentada Lidia Garcia acompanhou de perto as apresentações e avaliou de forma positiva o projeto do Sesc. Segundo ela, a exibição de shows de samba em Brasília é importante para a valorização do gênero musical na cidade. “A iniciativa dá visibilidade aos artistas e proporciona mais uma opção de entretenimento ao público. Parabenizo o Sesc por esse projeto e por somar a ancestralidade com a contemporaneidade da Renata Jambeiro e da Áurea Martins”, disse Lídia.

Espaço Cultural Ary Barroso

Localizados em diversos pontos da cidade, os espaços culturais do Sesc são responsáveis por viabilizar o acesso à cultura de qualidade. Frequentemente, recebem grupos de teatro, dança e música, que se apresentam para o público local, levando o que há de melhor das artes e promovendo a inclusão social de sua clientela. Além disso, é possível expor trabalhos nos espaços.

O teatro do Sesc Estação 504 Sul – Espaço Cultural Ary Barroso foi projetado para receber pequenas apresentações e ainda possui um hall para exposições de pintura, escultura e fotografias. Fechado para reformas, o espaço esta sendo inaugurado com a edição de 2016 do Projeto Sesc Tributos.

Sesc Tributos

Dias: 10 e 11/11

Horário: às 20h

Endereço: Sesc 504 Sul

Informações: (61) 3217-9119

Entrada Franca