Sesc promove exposição Serra da Capivara com vestígios dos possíveis habitantes mais antigos da América
Sesc promove exposição Serra da Capivara com vestígios dos possíveis habitantes mais antigos da América
'O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é conhecido por seus sítios arqueológicos e impressionantes pinturas rupestres, tombados como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO. Uma parceria do ...'
O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é conhecido por seus sítios arqueológicos e impressionantes pinturas rupestres, tombados como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO. Uma parceria do Sesc-DF com a Embaixada da Alemanha promoverá a exposição Serra da Capivara – Os Mais Antigos Vestígios da Povoação na América? – no período de 6 de maio a 21 de julho, em três unidades: Gama, Taguatinga Norte e Ceilândia. Cada unidade receberá o trabalho arqueológico realizado na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, revelando a biodiversidade e a cultura retratadas através do olhar do fotojornalista pernambucano André Pessoa, especializado em registros naturais e científicos. A visitação é gratuita e aberta ao público. Cerca de 140 alunos do EduSesc e do Programa Esportivo Social e Cidadania (PESC) participarão da abertura da exposição que ocorrerá no dia 6 de maio, às 10h, na unidade do Gama.
O documentário “Os primeiros americanos: uma incrível descoberta no Brasil”, produzido por uma emissora alemã, também integrará a exposição apresentando ao público as últimas descobertas das pesquisas arqueológicas no local. De 6 a 26 de maio, a exposição estará na unidade do Sesc no Gama. Já nos dias 3 a 23 de junho, será a vez das visitações ocorrerem na unidade de Taguatinga Norte. E de 1º a 21 de julho, na unidade de Ceilândia. A exposição já passou por Berlim e Bonn, na Alemanha, onde foi bem recebida e vista por milhares de pessoas. O técnico de cultura do Sesc-DF, Samuel Araújo, explicou as novidades da exposição. “Essa exposição tem vários objetivos. Basicamente um é apresentar a beleza das paisagens da Serra da Capivara através das fotografias. E o outro é um questionamento cientifico e arqueológico sobre os vestígios mais antigos do homem no continente americano. O que a arqueologia revela não é apenas uma questão do passado, mas também uma questão que influencia o presente”, contou Samuel.
Com caráter educativo, a ideia é fazer também com que os alunos das escolas Edusesc em Ceilândia, Gama e Módulo de Educação e Cultura (Taguatinga Norte) visitem a exposição. Antiga fronteira entre as florestas amazônica e atlântica, a Serra da Capivara atraiu uma civilização de caçadores e coletores que deixou um incrível acervo de arte no local. A Serra da Capivara foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1991 pela Unesco.
Serviço
Exposição Serra da Capivara – os mais antigos vestígios da povoação na América?
Período: 6 a 26 de maio – Sesc Gama
3 a 23 de junho – Módulo de Educação e Cultura – Sesc Taguatinga Norte
1º a 21 de julho – Sesc Ceilândia