Caminho de Navegação

Notícia

Sesc presta homenagem aos fotógrafos com diversas exposições

'O mundo revelado em imagens é o que as fotos proporcionam para quem aprecia a arte de fotografar. São nos retratos que se guardam a memória pessoal e a de fatos que marcaram as mudanças da história ao ...'

Publicado em 27/07/2015 00h00 Atualizado em 27/07/2015 00h00

O mundo revelado em imagens é o que as fotos proporcionam para quem aprecia a arte de fotografar. São nos retratos que se guardam a memória pessoal e a de fatos que marcaram as mudanças da história ao longo das gerações. Para homenagear as pessoas por trás das câmeras, será realizado de 27 de julho a 21 de setembro o Sesc Fotografia 2015. Serão montadas oito exposições com mais de 150 obras fotográficas nas unidades do Sesc da 504 Sul, Gama, Taguatinga Norte, Setor Comercial Sul, Ceilândia, Módulo de Educação e Cultura (Taguatinga Norte) e Taguatinga Sul.

A coordenadora de Ações Culturais do Sesc-DF, Juliana Valadares, conta que o objetivo da mostra é dar cada vez mais espaço para os fotógrafos. “Neste período em que se comemora o Dia da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, o Sesc Fotografia prestará uma homenagem a essa arte visual por meio de diversas facetas e montagens. Teremos vários temas, como por exemplo, trabalhos que envolvem microbiologia, registros subaquáticos, além das fotos do Prêmio Sesc de Fotografia Marc Ferrez de 2014”, explica.

A primeira exposição será a Brasília Submersa, do fotógrafo Beto Barata. Na sequência será a mostra Fazendas Paulistas, do fotógrafo Éssio Pallone. Durante o mesmo período serão expostos os registros do Prêmio de Fotografia. Logo depois, a atração será Imagens do Ceará, do fotógrafo Luizinho Ferreira. Além disso, serão mais três exposições: Império do Meio – A China Como Símbolo do Nosso Tempo, de Artur Monteiro; Carametade, de Roger Regner; e Atlas Fotográfico, de Antônio Sebben.

O repórter fotográfico, Beto Barata, fará a primeira exposição no Sesc Fotografia 2015. A sua mostra tem como foco a memória submersa e os segredos do Lago Paranoá. O que poucos sabem é que hoje onde habita a água existe uma vila do período da construção de Brasília. “Estou doando para o Sesc 30 fotos que retratam o meu trabalho de documentação feito no fundo do Lago. As obras revelam a existência da Vila Amaury onde viviam 16 mil pessoas. Realizei mais de 100 mergulhos e registrei estruturas de casas, louças e mesas. Além, claro, de vida animal e muito lixo. O Sesc Fotografia será uma grande oportunidade para os fotógrafos mostrarem a sua arte”, destaca.

Brasília Submersa
Período: 27/7 a 21/8
Local: Sesc 504 Sul

Fazendas Paulistas
Período: 3 a 31/8
Local: Sesc Gama

Fotos – Prêmio Sesc Fotografia Marc Ferrez de 2014
Período: 3 a 31/8
Local: Sesc Taguatinga Norte

Imagens do Ceará
Período: 4 a 31/8
Local: Setor Comercial Sul (Edifício Presidente Dutra)

Império do Meio – a China como símbolo do nosso tempo
Período: 21/8 a 21/9
Local: Sesc Ceilândia

CARAMETADE
Período: 4 a 23/8
Local: Sesc Ceilândia
Período: 25/8 a 13/9
Local: Sesc Taguatinga Sul

Atlas Fotográfico
Período: 10 a 31/8
Local: MEC (Taguatinga Norte)

Entrada franca