Caminho de Navegação

Notícia

Sesc oferece em Samambaia unidade voltada para o incentivo à leitura

'Aprender a ler é dar sentido ao universo das letras. É juntar as linhas do alfabeto para descobrir novas formas de entender o mundo e estar armado para conquistar espaços na sociedade, desenvolvendo, a...'

Publicado em 29/07/2015 00h00 Atualizado em 29/07/2015 00h00

Aprender a ler é dar sentido ao universo das letras. É juntar as linhas do alfabeto para descobrir novas formas de entender o mundo e estar armado para conquistar espaços na sociedade, desenvolvendo, assim, cada vez mais consciência crítica. Ciente dessa importância, a unidade Sesc Ler Samambaia oferece ensino infantil e para adultos. Atualmente, a unidade conta com 194 alunos e 26 servidores em uma área de 2,5 mil metros quadrados composta por salas de aula e multiuso, refeitório, parquinho, área verde, quadra poliesportiva e de futebol.

Sesc Ler Samambaia-6331Inaugurada em 2011, a construção da unidade foi baseada nos Centros Educacionais de caráter interdisciplinar e participativo. “O Sesc Ler Samambaia tem sua proposta educacional baseada na formação plena do estudante, buscando a integração com a comunidade. Atuamos na educação infantil de 3 a 5 anos com preços acessíveis; e de forma gratuita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a primeira etapa do Ensino Fundamental”, explicou a coordenadora pedagógica do Sesc Ler Samambaia, Iraci Pereira da Silva.

A professora do EJA de Samambaia, Mônica Pereira Fernandes, ressalta que é uma experiência gratificante trabalhar na unidade. “Fico muito feliz em poder acompanhar o crescimento dos alunos. Eles chegam sem reconhecer as letras e saem daqui lendo. Ensinamos também matemática básica o que permite que os estudantes saibam calcular a conta de água, luz e telefone. A maioria deles é idosos, o que demonstra que nunca é tarde”, contou.

Na unidade não faltam exemplos de superação. A dona de casa Florisbela Nunes Vieira, 56 anos, é prova disso. “O meu sonho era aprender a ler e eu nunca tinha tido essa chance e agora consegui ir para sala de aula. Só de falar eu até choro. Minha família me dá o maior apoio e quero continuar estudando. Hoje já consigo ler a Bíblia”, comemorou. O pedreiro Domingos Ferreira, 63 anos, conta que sempre há a necessidade de saber mais. “Eu estava me sentido excluído da sociedade. Até um tempo atrás era difícil ir ao banco para fazer uma retirada. A vida de todo mundo muda com o conhecimento”, contou emocionado.

As crianças também têm espaço garantido no Sesc Ler Samambaia. O pequeno Kerrison Lopes Dias Santos, 5 anos, já sabe ler. “Gosto de estudar aqui porque é muito bom, tenho amigos e as professoras são legais”, disse. A aluna Sophia Soares Tavares, 5 anos, conta que consegue escrever o nome. “Já sei escrever algumas coisas. Adoro estudar aqui. Brinco e aprendo muita coisa ao mesmo tempo”, contou.

Informações
Sesc Ler Samambaia
Samambaia Sul, Quadra 101, Conjunto 1, Área Especial 1
Telefone: (61) 3357-8176