Sesc oferece curso de formação para mediadores de crianças leitoras
Sesc oferece curso de formação para mediadores de crianças leitoras
'A formação de leitores representa um dos grandes desafios da educação brasileira. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, a média de leitura por h...'
A formação de leitores representa um dos grandes desafios da educação brasileira. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, a média de leitura por habitante ainda é considerada baixa: são cerca de 3 livros por ano. Diante desse contexto, o Sesc-DF receberá no dia 26 de outubro, na unidade da 504 Sul, das 9h às 12h, a educadora Cristiane Salles Moreira dos Santos, especialista em literatura infanto-juvenil e servidora aposentada da rede pública do Distrito Federal para ministrar o curso “Formação para mediadores de crianças leitoras”. A inscrição é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível e basta enviar um e-mail para: biblioteca504sul@sescdf.com.br.
A ideia é apresentar para pais, avós, tios e professores alguns títulos clássicos da literatura infanto-juvenil e sugerir as obras adequadas para cada idade. Segundo a educadora, saber fazer boas indicações é fundamental para formar futuros leitores. É muito importante levar em consideração o projeto gráfico, o texto, as ilustrações, as relações entre texto e imagem, além de pensar quais os efeitos e sensações a leitura pode causar no leitor. “No curso, apresento um cardápio de possibilidades para os participantes e oriento a melhor maneira de mediar. A mediação começa quando ele define a obra e se prepara para ler. Nesse momento, os cuidados para a escolha do livro e seu estudo são essenciais. Dessa forma, o mediador poderá atuar com propriedade sobre a obra e conectar-se de fato com a criança”, analisa Cristiane.
A bibliotecária do Sesc, Fabrícia da Silva Costa, aposta na efetividade do curso e acredita que a mediação vai além da leitura do livro. A proposta é estimular também o diálogo entre o mediador e a criança sobre a obra que acaba de ser lida. “Ao percebermos que o leitor despertou o interesse sobre determinado trecho, comentou sobre a ilustração impressa em uma página e expressou o que sentiu com a leitura podemos avaliar que estamos cumprindo bem a nossa função como mediador. E é exatamente essa a ideia do Sesc-DF: contribuir na construção de leitores”, finaliza a bibliotecária.
Com colaboração de Luciane Zorzin