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Sesc Ler, em Samambaia, recebeu o projeto Diagnóstico Participativo

'A área de educação do Sesc-DF realizou, em parceria com o Departamento Nacional, o projeto Diagnóstico Participativo. A unidade de Samambaia vivenciou a iniciativa no período de 20 a 25 de maio. Criado...'

Publicado em 28/05/2019 00h00 Atualizado em 28/05/2019 00h00

A área de educação do Sesc-DF realizou, em parceria com o Departamento Nacional, o projeto Diagnóstico Participativo. A unidade de Samambaia vivenciou a iniciativa no período de 20 a 25 de maio. Criado em 2015, a ação é parte do Planejamento Estratégico do Departamento Nacional e tem como objetivo o entendimento do contexto, dos atores, das redes de relações e necessidades locais que vão impactar e ser impactadas por um determinado projeto ou atuação de uma organização.

Com o número crescente de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham, o Departamento Nacional do Sesc viu a necessidade de redirecionar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecida nas Unidades Sesc Ler. No DF, o Sesc Ler tem seu funcionamento na EduSesc Samambaia. O trabalho de pesquisa participativa, que procura envolver a comunidade e os seus anseios num processo de escuta e compreensão, foi realizado com os jovens daquela região.

Segundo a coordenadora de Educação do Sesc-DF, Amanda Lopes Sampaio, trata-se de uma ação inovadora. “O projeto visa a pesquisa participativa que envolve determinada comunidade, neste caso em específico Samambaia, e os seus anseios, num processo de escuta e compreensão da realidade local.”, explicou.

A ação Diagnóstico Participativo foi realizada no Sesc Ler do Distrito Federal por um grupo composto pela equipe da coordenação de educação do Sesc-DF, por três técnicos da área do Departamento Nacional do Sesc e por um coordenador do Sesc Ler, do Pará. Durante 5 dias, o grupo esteve à frente de várias ações educativas naquela região, como dinâmica, roda de conversa e visita a espaços culturais.

Amanda destaca que após esse contato mais próximo com a realidade de Samambaia, o diagnóstico é bem preciso. “A equipe tem como compreender melhor o contexto social, mapear as necessidades e as potencialidades dos jovens, contribuindo para o redirecionamento do projeto Sesc Ler”, finalizou.

O Diagnóstico Participativo pode ser solicitado ao Departamento Nacional do Sesc, por meio do Sesc-DF, sempre que houver a necessidade de um entendimento sobre as demandas da comunidade local.