Sesc inicia campanha de saúde com hábitos saudáveis sobre a exposição do corpo à radiação ultravioleta
Sesc inicia campanha de saúde com hábitos saudáveis sobre a exposição do corpo à radiação ultravioleta
'Adotar hábitos saudáveis, evitando alguns fatores de risco, como forte exposição à radiação ultravioleta, é a principal maneira de se prevenir doenças. Durante o mês de janeiro, as unidades do Ses...'
Adotar hábitos saudáveis, evitando alguns fatores de risco, como forte exposição à radiação ultravioleta, é a principal maneira de se prevenir doenças. Durante o mês de janeiro, as unidades do Sesc-DF alertarão para os cuidados a exposição de raios solares na pele. A campanha de Educação em Saúde faz um alerta também para um poderoso componente que vem do sol: a vitamina D. Este nutriente é ativado na pele e nos rins com funções essenciais para o ser humano, além de auxiliar na formação e manutenção dos ossos, absorção de cálcio e funcionamento adequado de uma série de órgãos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é recomendado que se conheçam os níveis individuais de vitamina D e que a reposição oral seja feita com acompanhamento médico. Assim como incentiva a exposição direta de áreas cobertas, como pernas, costas, barriga, ou ainda palmas e plantas, por 5 a 10 minutos todos os dias, a fim de sintetizar vitamina D, sem sobrecarregar as áreas cronicamente expostas ao sol.
Conhecer os fatores que aumentam as chances de desenvolver doenças por exposição a raios ultravioletas, permite que as pessoas possam evitá-los, melhorando a qualidade de vida e reduzindo as chances de adoecer.
Confira algumas orientações:
- Protetor Solar
A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.
Na verdade, a maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso todo cuidado é pouco. Ao sair ao ar livre, procurar ficar na sombra, principalmente no horário entre as 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa. Usar sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas e reaplicar o protetor solar a cada 2 horas após exposição solar.