Sesc e Senac doam 6 mil máscaras de tecido para segmentos de bares e restaurantes e de representantes comerciais
Sesc e Senac doam 6 mil máscaras de tecido para segmentos de bares e restaurantes e de representantes comerciais
'O Senac-DF realizou, na manhã desta quinta-feira (9), a entrega de 6 mil máscaras de tecido produzidas em parceria com o Sesc-DF, para dois sindicatos filiados ao Sistema Fecomércio. O Sindicato de Hot...'
O Senac-DF realizou, na manhã desta quinta-feira (9), a entrega de 6 mil máscaras de tecido produzidas em parceria com o Sesc-DF, para dois sindicatos filiados ao Sistema Fecomércio. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar-DF) recebeu 5 mil unidades e o Sindicato das Empresas de Representações Comerciais (Sindercom-DF) foi beneficiado com mil máscaras. Os produtos serão distribuídos aos associados desses sindicatos, priorizando aqueles que não têm condições de adquirir. A parceria entre o Sesc e o Senac produzirá ainda 130 mil máscaras para doação ao GDF e demais sindicatos.
O diretor regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron, destaca a importância da instituição estar atuando junto à sociedade para ajudar a combater a disseminação do novo coronavírus. “Essa é uma casa que está disponível para atender a sociedade e o empresário, que é o mantenedor do Sistema. O Senac está integrado a tudo isso e essa doação é uma demonstração dessa integração entre o Senac, sindicatos, empresas e sociedade. É a nossa missão”, afirmou.
Para o presidente do Sindhobar-DF, Jael Antônio da Silva, essa doação é importante porque aproxima o sindicato de sua base. “A gente consegue também fazer uma aproximação maior com o Senac, mostrando a capacidade que a instituição tem de fazer o atendimento aos nossos colaboradores, que são os empresários do setor de hotéis, bares e restaurantes. Essa ação fortalece o sindicato porque beneficia os nossos colaboradores”, destacou Jael. “Pretendemos fazer a distribuição dessas máscaras proporcionalmente ao número de empregados de cada unidade associada, priorizando aqueles que não têm condições de adquirir o produto”, explicou.
Segundo o presidente do Sindercom-DF, William Vicente Bernardes, as doações irão ajudar muito os representantes comerciais a se protegerem, já que precisam passar o dia na rua. “O nosso sindicato vai contactar os nossos representantes comerciais que estão na rua e que necessitam muito dessas máscaras por terem contato direto com várias pessoas. Como eles precisam ficar trocando a máscara no decorrer do dia para ficarem mais protegidos, essa doação vai ser muito útil para os representantes comerciais”, afirma o presidente do sindicato.
A parceria entre o Sesc e o Senac para a produção e doação de máscaras de tecido teve início em maio. Por meio dela, o Senac disponibiliza suas instalações e a mão de obra, e o Sesc-DF se responsabiliza pela doação do material. A confecção das máscaras está sendo feita por instrutores dos cursos de Costureiro do Senac-DF e voluntários nas unidades do Senac em Sobradinho, Setor Comercial Sul (Jessé Freire), Taguatinga, Ceilândia, Gama e Ações Móveis. No final de junho, o primeiro lote produzido e doado contou com 30 mil máscaras, que foram entregues à Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Distrito Federal.
O uso de máscaras pela população do Distrito Federal se tornou obrigatório por meio do Decreto n° 40.648 de 23 de abril de 2020, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Distrito Federal. A determinação começou a valer em 30 de abril em todos espaços e vias públicas, transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. A entrada e permanência de pessoas sem a máscara é proibida pelos estabelecimentos. A não utilização de máscaras nos locais determinados acarreta ao infrator penas previstas na lei. Entre as penalidades está multa a partir de R$ 2 mil.