Caminho de Navegação

Notícia

Sesc e Embaixada da República Tcheca apresentam exposição sobre Václav Havel

'O Sesc, em parceria com a Embaixada da República Tcheca, apresenta a exposição “Václav Havel na metamorfose da Europa” que será oficialmente inaugurada às 19 horas desta terça (29), no Sesc 504 sul, co...'

Publicado em 28/11/2016 00h00 Atualizado em 28/11/2016 00h00

O Sesc, em parceria com a Embaixada da República Tcheca, apresenta a exposição “Václav Havel na metamorfose da Europa” que será oficialmente inaugurada às 19 horas desta terça (29), no Sesc 504 sul, com a presença do embaixador da República Tcheca em Brasília, Jiří Havlí. Na ocasião será servido um vinho de honra para comemorar o 80º aniversário do nascimento do último presidente da Tchecoslováquia e primeiro presidente da República Tcheca. A mostra segue aberta ao público até 12 de dezembro, com entrada franca.

A exposição Václav Havel na metamorfose da Europa apresenta uma série de fotografias do fotógrafo tcheco Oldřich Škácha, que acompanhou a vida do ex-presidente da República Tcheca, uma das maiores personagens da história tcheca recente.

As imagens apresentam os momentos significativos da vida e o trabalho de Václav Havel desde a sua atividade política como escritor e dissidente durante as décadas de setenta e oitenta. Nessa época o regime totalitário da antiga Tchecoslováquia “foi normalizado“ depois da ocupação pelo exército soviético que, em agosto 1968, acabou com a Primavera de Praga e com o sonho do socialismo “com face humana”. Conhecido já muito antes da Revolução de Veludo, Havel tornou-se uma das personagens mais notáveis da oposição ao regime comunista, ganhando respeito também fora do país como um defensor dos direitos humanos. Pela sua escrita e pela atividade em torno da Carta 77, um manifesto público contra as condições políticas, assim como no Comité pela Defesa dos Injustamente Processados, foi preso, condenado repetidamente e perseguido continuamente pelas autoridades totalitárias tchecoslovacas.

No Brasil existem três edições traduzidas da obra de Václav Havel. Em 2010 foi publicada a coletânea Poesia e Teatro (Editora Annablume) que inclui os dramas Confraternização de jardim e Largo Desolato e a compilação de poemas concretos Anticódigos, tratando-se da única tradução feita diretamente da língua tcheca. Em 1992 foi publicada a tradução de Cartas a Olga (Editora Estação Liberdade), uma coleção de cartas de Václav Havel enviadas da prisão à sua esposa. Em 1991 foi publicada a tradução da Entrevista à distância (Editora Siciliano) de Václav Havel com o jornalista Karel Hvížďala, adquirida nos anos 1985-86.

Serviço

Exposição “Václav Havel na metamorfose da Europa”
Local: Sesc 504 sul
Data: 30/11 a 12/12
Entrada franca