Caminho de Navegação

Notícia

Sesc-DF reestrutura atividades educativas e oferece serviços durante a pandemia

'Desde o mês de março as aulas presenciais nas escolas estão suspensas em decorrência do novo coronavírus. E para não deixar os alunos desassistidos, o Sesc-DF reestruturou as suas atividades educativas...'

Publicado em 17/06/2020 00h00 Atualizado em 17/06/2020 00h00

Desde o mês de março as aulas presenciais nas escolas estão suspensas em decorrência do novo coronavírus. E para não deixar os alunos desassistidos, o Sesc-DF reestruturou as suas atividades educativas. Passaram a ser oferecidas aulas online para os mais de 2 mil estudantes das unidades da EduSesc, foram desenvolvidos guias de atividades e almanaques. Desde o início da pandemia, a instituição também tem utilizado de sua capacidade e infraestrutura para produzir máscaras nas impressoras 3D das salas de Ciências, Robótica e Maker.

A coordenadora de Educação do Sesc-DF, Amanda Lopes, explica como as equipes têm trabalhado. “Nós já tínhamos em mente antes da pandemia de implementar uma estrutura online e quando veio o decreto da suspensão das aulas o processo já estava mais ou menos encaminhado. Então, conseguimos agir rápido e em duas semanas a ferramenta de educação virtual começou a ser testada. Fizemos o treinamento com os professores e passamos a ter salas de aula online. Além disso, estamos produzindo máscaras com as cinco impressoras 3D que temos disponíveis na instituição. Já a área de educação complementar vem propondo e intensificando suas atividades nas redes sociais”, afirmou.

Segundo a coordenadora a área não está medindo esforços para manter os estudantes com os conteúdos escolares em dia. “Estamos produzindo almanaques, guias de atividades para escolas públicas e agora o caderno com as questões do ENEM com gabarito comentado. A área de educação está trabalhando ativamente e toda a equipe tem se esforçado com uma entrega de qualidade. Estamos torcendo para um retorno seguro e a ideia é manter muitas das atividades que fizeram com que nos reinventássemos e tivéssemos um outro olhar sobre os processos”, finalizou Amanda.

Máscaras

No dia 27 de março, por conta da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a equipe da Sala de Ciências começou a produzir máscaras com a ajuda das impressoras 3D dos Espaços Makers, na unidade de Taguatinga Norte. Para a confecção, se utilizou plástico biodegradável, acetado e liga elástica. Foram doadas 132 máscaras para a Secretaria de Saúde do DF.

Aulas online e materiais

Para não deixar os estudantes muito tempo sem estudar e para que os conteúdos fossem repassados com qualidade, os professores estão dando aulas desde o dia 6 de abril por meio de uma sala de videoconferência aos estudantes do Ensino Básico, que vai da Educação Infantil ao Médio. Além disso, é disponibilizada uma sala virtual, na qual estão disponíveis livros, ambiente de pesquisa e chat para tirar dúvidas com os professores. São aulas síncronas, ou seja, online com o professor, e assíncronas que são gravadas para posterior entrega de atividades e estudos.

A equipe de educação também produziu um caderno do ENEM com questões comentadas e três edições de almanaque, contendo informações lúdicas para todas as faixas etárias. Para auxiliar nos conteúdos escolares, a instituição também elaborou um guia de atividades para os segmentos do Ensino Fundamental, com atividades de apoio para professores das redes pública e particular de ensino. O Projeto do Sesc Estude Mais está com aulas temáticas nas redes sociais, além da Sala de Ciências, o Oceanário e Planetário. Para os alunos que pensam em ingressar na Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), os professores também estão disponibilizando conteúdos específicos.