Caminho de Navegação

Notícia

Sesc-DF recebe selo Turismo Responsável concedido pelo governo federal para a retomada das atividades turísticas

' Com a retomada dos serviços de turismo prevista para o mês de setembro, o Sesc-DF recebeu recentemente o “Selo de Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. Criado pelo Ministério do Turismo (MTur) e adot...'

Publicado em 12/08/2020 00h00 Atualizado em 12/08/2020 00h00

Com a retomada dos serviços de turismo prevista para o mês de setembro, o Sesc-DF recebeu recentemente o “Selo de Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. Criado pelo Ministério do Turismo (MTur) e adotado pela Setur-DF, o selo estipula protocolos sanitários com regras e cuidados específicos para a proteção de turistas e funcionários contra a Covid-19. 

De acordo a coordenadora de Turismo do Sesc no Distrito Federal, Elisângela Barros Silva, a retomada das atividades turísticas, com passeios e viagens de curta distância, principalmente em propriedades rurais, como hotéis fazenda e em roteiros tradicionais da agenda do Sesc, já contarão com todos os requisitos orientados pelo protocolo estabelecido no selo. “É muito importante porque esse movimento esboça a retomada da atividade turística em nível local e nacional e pra nós o selo é a transparência de que realmente estamos adotando medidas de segurança e preocupados com a saúde do nosso cliente”, afirma Elisângela.

Segundo a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, a iniciativa auxilia o turista que, na retomada das viagens, irá procurar por estabelecimentos turísticos que assegurarem o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção da covid-19. “O selo chancela os protocolos para a iniciativa privada e isso cria uma política de gestão segura, pois quando as atividades forem retomadas, o turista vai buscar pelo destino seguro e o selo é uma dessas garantias que os visitantes vão ter de que o estabelecimento está cumprindo todas as normas e requisitos contra a covid-19”, afirma a secretária.

Estão disponíveis protocolos para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e Similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de Veículos para Turistas; e Guias de Turismo, entre outros.

A coordenação de Turismo do Sesc-DF informa também que clientes que contratarem as viagens assinarão um consentimento, livre e esclarecido. Trata-se de um termo com as condições necessárias que assegurarão o reconhecimento formal do cliente em relação à responsabilidade de viajar sem ter tido contado com pessoas com covid e que está em perfeitas condições de saúde. “Uma forma de oferecer mais segurança”, completa a coordenadora da área de Turismo do Sesc-DF, Elisângela Barros Silva.