Sesc-DF realiza palestra sobre empreendedorismo para mulheres da Estrutural
Sesc-DF realiza palestra sobre empreendedorismo para mulheres da Estrutural
'O Sesc-DF, por meio do projeto Gerando Renda e Protegendo Vidas, promoveu na tarde desta quarta-feira (18), no teatro da unidade da 504 Sul, uma palestra sobre empreendedorismo com as alunas do projeto...'
O Sesc-DF, por meio do projeto Gerando Renda e Protegendo Vidas, promoveu na tarde desta quarta-feira (18), no teatro da unidade da 504 Sul, uma palestra sobre empreendedorismo com as alunas do projeto, moradoras da Região Administrativa da Estrutural. A empresária do ramo de comércio de acessórios femininos Márcia Rossi falou para o grupo de artesãs e costureiras sobre o tema Empreendedorismo e Mídias Sociais na Pós-pandemia.
Explorando o contexto do “novo normal", sobre a necessidade de explorar os recursos digitais, de se diferenciar e se destacar no mercado, além de apresentar os produtos de forma atraente nas redes sociais, a palestrante trouxe para o grupo as primeiras noções de empreendedorismo. “É de suma importância esse trabalho do Sesc. São mulheres artesãs que estão começando para iniciar as vendas e realmente ganhar dinheiro, além do produto, na era digital basta ter um smartphone, ou seja, apenas com um celular, sem custos para a artesã, é possível ter lucro significativo. Não é apenas vender, é criar uma necessidade, pensar em oferecer um produto com um diferencial, precificar e começar", esclareceu a empresária.
Depois da apresentação, o grupo interagiu com a palestrante, compartilhou experiências e tirou dúvidas. A coordenadora da área de Assistência do Sesc-DF, Adriana Costa, encerrou a palestra e falou sobre a necessidade de continuar o trabalho para atender as artesãs. “A partir dessa palestra surgiram várias demandas das costureiras. O Sesc-DF está buscando parcerias para atender as alunas que estão começando a empreender. Esse é o propósito da área de Assistência do Sesc: trabalhar junto à comunidade, fazendo o melhor trabalho para as pessoas que estão interessadas em desenvolver suas habilidades e colocar seus produtos à venda, tendo retorno, gerando renda e sustentabilidade", ressaltou Adriana.
O projeto de geração de renda foi idealizado a partir do subsídio financeiro do Departamento Nacional do Sesc, que implementa em todo o país o Plano Sesc de Enfretamento ao Coronavírus. Para isso, o montante foi investido em insumos e matéria-prima para a produção de máscaras caseiras e EPI's.
O projeto Gerando Renda e Protegendo Vidas do Sesc-DF fornece qualificação e prepara as costureiras capacitando por meio das oficinas de aprendizagem. O cronograma de oficinas vai promover três temáticas dos dias 9 a 26 de novembro: o Empreendedorismo para dar noções e técnicas de vendas, com orientações para os negócios como, por exemplo, a precificação; o Empoderamento Feminino também voltado para o posicionamento digital, com orientações das vendas nas redes sociais, fotografia e apresentação atrativa dos produtos; e por último, Direitos Sociais e Autoestima que será realizada pelos assistentes sociais e psicólogos da coordenação de Assistência do Sesc-DF. “Abordamos também orientações em relação a violência contra a mulher, onde podem encontrar ajuda, os canais que podem buscar, onde podem encontrar uma rede de apoio e como podem sair de uma situação de violência", informa a assistente de coordenação de Assistência do Sesc-DF, Roslilane do Santos.
Fotos:André Fernandes/Sesc-DF
Cronograma das Oficinas do projeto Gerando Renda e Protegendo Vidas
11 de novembro: FÊNIX, Quadra 03 Conj 02 Cs 05 – Setor Leste – Cidade Estrutural – Empreendedorismo
12 de novembro: FEHSOLNA, SHSN Av. P1 Chácara 160 Lote 01 - Sol Nascente – Empreendedorismo
18 de novembro: ABRA/FÊNIX, Teatro 504 Sul.- Emponderamento e dicas de venda em mídias sociais
19 de novembro: FEHSOLNA, Auditório Sesc Ceilândia, - Emponderamento e dicas de venda em mídias sociais
23 de novembro: ABRA, Instituição/Samambaia - Autoestima e direitos sociais
25 de novembro: FÊNIX, Instituição/Estrutural - Autoestima e direitos sociais
26 de novembro: FEHSOLNA, Instituição/Sol Nascente - Autoestima e direitos sociais