Sesc-DF lançará nesta terça-feira caderno de atividades que discutirá a importância da estimulação cognitiva em idosos
Sesc-DF lançará nesta terça-feira caderno de atividades que discutirá a importância da estimulação cognitiva em idosos
'Entendendo a importância da estimulação cognitiva para uma vida mais saudável dos idosos, o Sesc-DF traz nesta terça-feira (7) a live com o tema: Jogos e brincadeiras como recurso de estimulação cognit...'
Entendendo a importância da estimulação cognitiva para uma vida mais saudável dos idosos, o Sesc-DF traz nesta terça-feira (7) a live com o tema: Jogos e brincadeiras como recurso de estimulação cognitiva em idosos em tempos de pandemia. A transmissão será às 17h, pelo canal do Sesc-DF no Youtube e integra uma série de 10 lives com a participação de professores, pesquisadores e especialistas nos temas voltados para o envelhecimento. A live desta edição traz como novidade o lançamento do Caderno para a Memória, com atividades lúdicas e jogos para os idosos que estará disponível no site do Sesc-DF (www.sescdf.com.br).
O bate-papo desta terça-feira, mediado pela assistente social do Sesc-DF, Kênia Reis, recebe o profissional de educação física, brinquedista, especialista em geriatria/gerontologia e arteterapeuta, Anderson Amaral, que colaborou na elaboração do caderno de atividades.
Para a coordenadora de assistência social do Sesc-DF, Adriana Costa, o objetivo de tratar sobre essa temática é mostrar para o maior número de pessoas possível que a memória, a concentração, o processamento de informações e o raciocínio dos idosos podem e devem ser estimulados por meio de atividades lúdicas simples. “Tanto na live quanto no caderno vamos reforçar essa importância e comentar sobre a diversidade de jogos educativos que podem ser trabalhados junto aos idosos”, afirma Adriana.
A coordenadora explica como foi o processo de elaboração do caderno de atividades. Realizamos uma pesquisa sobre os temas que poderiam ser abordados e pensamos na criação de volumes trabalhando quatro eixos do projeto Envelhecer do Sesc-DF: Cidadania, Saúde, Educação e Gerontotecnologia e Cultura/Arte. Neste primeiro volume, será trabalhado a Cidadania. “Para nos ajudar na elaboração do material, tivemos a participação do professor Anderson Amaral que é especialista em atividades para estimulação cognitiva para idosos”, resume Adriana.
De acordo com o professor, Anderson Amaral, diversos fatores foram considerados para que o conteúdo seja efetivo no processo de estimulação cognitiva. “Levei em consideração a história de vida dos usuários das atividades, como por exemplo a faixa etária, nível de escolaridade, regionalidade, cultura e principalmente se as atividades poderão ser realizadas de forma acessível e prazerosa para os idosos”, revelou o professor.
Na avaliação do arteterapeuta Anderson Amaral, o Sesc-DF é uma referência no trabalho que vem desenvolvendo junto aos idosos. “Atividades culturais, afetivas, além de exercícios cognitivos e físicos são oferecidos pelo Sesc para que as pessoas tenham um envelhecimento mais saudável. E essa dedicação e comprometimento fazem toda a diferença para a saúde física e mental dessa parcela significativa da população”, acredita Anderson.
As lives da série “Discutindo o envelhecimento em tempos de pandemia” ocorrem, semanalmente, toda terça-feira, às 17h, no canal do Sesc-DF no youtube (www.youtube.com/user/sescdf).