Sesc-DF lamenta falecimento do ator Nelson Xavier
Sesc-DF lamenta falecimento do ator Nelson Xavier
'O Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc-DF) lamenta o falecimento do ator Nelson Xavier, que morreu aos 75 anos, na noite desta terça-feira (9), em Uberlândia, Minas Gerais, decorrente d...'
O Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc-DF) lamenta o falecimento do ator Nelson Xavier, que morreu aos 75 anos, na noite desta terça-feira (9), em Uberlândia, Minas Gerais, decorrente do agravamento de uma doença pulmonar. Nelson Xavier foi um dos artistas homenageados pelo Prêmio Sesc de Teatro Candango, em 2012, em reconhecimento ao seu trabalho realizado no teatro, cinema e televisão.
Nascido em São Paulo, em 30 de agosto de 1941, Nelson Agostini Xavier cursou direito, mas sua paixão pela arte foi mais forte. Iniciou sua carreira no teatro, com peças como “Eles Não Usam Black-tie” (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, “Chapetuba Futebol Clube” (1959), de Oduvaldo Vianna Filho, “Gente como a Gente” (1959), de Roberto Freire, e “Julgamento em Novo Sol” (1962), de Augusto Boal.
Entre seus tantos trabalhos no cinema, estão “O ABC do Amor” (1967), “Os Deuses e os Mortos (1970), “É Simonal” (1970), “Dona Flor e seus Dois Maridos” (1976), e “A Queda” (1978), de Ruy Guerra, que lhe rendeu um Urso de Prata no Festival de Berlim. Em 2010, Nelson interpretou Chico Xavier no cinemas.