Caminho de Navegação

Notícia

Sesc-DF entrega 300 kits de testes de coronavírus para projeto com dentistas realizado pela Universidade de Brasília

'​O Sesc-DF entregou na tarde desta terça-feira (29) 300 kits de testes sorológicos aos diretores do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e da Diretoria da Faculdade de Ciência...'

Publicado em 30/09/2020 00h00 Atualizado em 30/09/2020 00h00
​O Sesc-DF entregou  na tarde desta  terça-feira (29) 300 kits de testes sorológicos  aos diretores do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e da Diretoria  da Faculdade de Ciências da Saúde – da Universidade de Brasília (UnB). Os testes doados pelo Sesc-DF  serão utilizados para auxiliar a realização de um Projeto de Pesquisa científica da Unb com profissionais de odontologia do Distrito Federal.


O Sesc-DF será coparticipante da pesquisa fornecendo informações sobre os profissionais da área de odontologia  do Sesc que atuam na linha de frente desde o início da pandemia e com a doação dos testes de sorologia para testar a covid-19 nos profissionais da amostragem do estudo. De acordo com a diretora de Programa Sociais do Sesc-DF, Nina Fontes, a doação dos 300 kits solicitados será importante para o resultado da pesquisa, que deve contribuir para o conhecimento da segurança dos dentistas que atuam durante a pandemia.”A entrega dos kits fortalece a nossa parceria com a Unb, desse vez cedemos 300 testes e em contrapartida eles nos apresentarão o resultado dessa pesquisa, que será muito importante para  a nossa área de odontologia, que ficou no front desde o início da pandemia, que foi protagonista, nacionalmente, desse trabalho”, pontuou Nina Fontes.

Para a pesquisa está prevista a realização de testes rápidos para detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2. Os testes serão aplicados de forma gratuita na residência ou ambiente de trabalho dos cirurgiões-dentistas selecionados em todo o DF para o estudo. A professora da Unb e coordenadora da pesquisa, Érika Negrini Lia, ressaltou que a contribuição do Sesc-DF com os kits vai viabilizar o andamento da pesquisa.”Sem os testes não teríamos como conhecer a prevalência da doença entre os profissionais da área de odontologia, estamos extremamente felizes por essa parceria e pelo recebimento dos testes sorológicos”, disse a pesquisadora.


O objetivo da pesquisa da Unb em parceria com o CRO e o Sesc-DF  é conhecer as medidas e condições de biossegurança e os níveis de distanciamento social praticados por profissionais da Odontologia no Distrito Federal. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Marco Antônio dos Santos, a participação do Sesc no projeto de pesquisa é decisiva.“Essa parceria com o  Sesc é primordial, porque até então a classe odontológica no início da pandemia se sentiu isolada de todas as ações que estavam acontecendo. A contribuição do Sesc com esses kits vai trazer de volta a segurança para o profissional de odontologia, que também vai se sentir integrante da área da saúde”, salientou o presidente do CRO.

                                         CRO 30.09 2.jpeg