Sesc-DF apresenta estratégias comerciais no Encontro Nacional da Atividade Relacionamento com Clientes
Sesc-DF apresenta estratégias comerciais no Encontro Nacional da Atividade Relacionamento com Clientes
'Com o objetivo de compartilhar conhecimento entre os profissionais que atuam na gestão de relacionamento com clientes e empresas do comércio, o Departamento Nacional do Sesc promove o Encontro Nacion...'
O evento online vai apresentar boas práticas, especialmente as estratégias adotadas a partir da pandemia de COVID-19 para o público de empregados que atuam na gestão de relacionamento com clientes das empresas do comércio, com a participação de áreas do Sesc-DF e do público em geral, que apresentem interesse nos temas da programação.
De acordo com o Analista de Relações Institucionais do Departamento Nacional do Sesc, Leonardo Pugliesi Figueiredo, o evento possibilita o aprimoramento da relação do Sesc com seus clientes e com as empresas do comércio de bens, serviços e turismo, por meio da troca de experiências, da apresentação de boas práticas e do fomento aos debates nos encontros técnicos. Além disso, o coordenador do evento destaca a atuação institucional adotada com a pandemia. “A pandemia acelerou um processo de transformação digital que já vinha acontecendo no âmbito do relacionamento com clientes do Sesc. Para manter e ampliar os vínculos com nossos clientes, a instituição desenvolveu estratégias que promoveram o atendimento digital a partir da exploração de novas formas de atuação e oferta de serviços, tendo o cuidado de priorizar a manutenção das interações sociais”, explica.
Para demonstrar o modelo de gestão com novas estratégias organizacionais, a chefe de Núcleo de Credenciamento e Relacionamento com o Cliente (NUCLI) do Sesc-DF, Fabiana Balduino, vai apresentar as iniciativas adotadas pela instituição que trouxeram resultados e tem destacado a atuação do Sesc no Distrito Federal.
Segundo Fabiana Balduino, a partir da nova gestão, houve a necessidade de reinventar os processos, inovar as ações. Ampliar a atuação do credenciamento para além da produção de carteirinhas em massa, com alcance de metas, mas a partir da premissa de inovação das ações, atribuir à atuação organizacional valores como conceito, estudo e estratégia.
Para isso, consolidou-se o entendimento em voltar a atenção comercial não somente ao consumidor final dos serviços do Sesc-DF, os comerciários, mas a todos os públicos de interesse da instituição. Dando espaço a uma nova cultura organizacional com foco, por exemplo, na carteira de clientes composta pelos empresários. “Atuamos dentro deste cenário de manutenção do Sesc-DF, ou seja, somos uma empresa privada mantida pelo empresário do comércio de bens, serviços e turismo, portanto, passamos a priorizar também o empresário mantenedor, responsável pelo recolhimento da arrecadação compulsória”,relata.
Identificando pontos como esse a serem resolvidos, começou um processo de construção do relacionamento com o cliente mais efetivo e direcionado. “Começamos a aproximação e o diálogo com o empresário, fortalecendo para o empresário a imagem e o papel do Sesc, agregando para o empresário valor institucional”, acrescenta Fabiana. “Apontar para o empresário que a contribuição é um investimento, e que o Sistema Fecomércio-DF pode ir para dentro da empresa. Então o setor privado começa a ser o maior fomentador e incentivador através de ações estratégicas diretas com o empresário”, revela.
Convênios firmados a partir do respaldo e da intervenção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) foram fundamentais para as estratégias do Sesc-DF.
O exemplo mais recente de promoções do fortalecimento e apoio aos empresários da base sindical da Fecomércio-DF é a inauguração da Clínica ASO – Sesc Atestado de saúde ocupacional. A partir desta segunda-feira, (16), o novo espaço vai acolher comerciários pertencentes à empresas da base sindical da Federação. “Apesar do Sesc-DF atender, preponderantemente, por lei, o comerciário, o esforço de venda, de divulgação, de diálogo e de aproximação com o grupo de empresários, traz reconhecimento da importância institucional do Sesc. O empresário passa então a pulverizar a missão e os serviços, encaminhando o comerciário para usufruir dos serviços do Sesc, levando o nosso público alvo para dentro do Sesc”, conclui a chefe de Núcleo de Credenciamento e Relacionamento com o Cliente (NUCLI) do Sesc-DF.