Caminho de Navegação

Notícia

Sesc-DF realiza ações sociais, arrecada alimentos, oferece serviços e combate o coronavírus no ano de 2020

'​Fazendo uma retrospectiva de 2020, podemos dizer que foi um ano desafiador e que ficará marcado para a história por conta da pandemia. Desde o final de 2019, já circulavam notícias sobre o novo corona...'

Publicado em 08/12/2020 00h00 Atualizado em 08/12/2020 00h00
​Fazendo uma retrospectiva de 2020, podemos dizer que foi um ano desafiador e que ficará marcado para a história por conta da pandemia. Desde o final de 2019, já circulavam notícias sobre o novo coronavírus no mundo, mas foi após o Carnaval que chegou oficialmente ao Brasil.

Diversas atividades foram suspensas no Distrito Federal com o Decreto nº 40.509 do governador do DF, Ibaneis Rocha (DEM), mas determinados serviços essenciais puderam funcionar. Dessa forma, cumprindo a sua missão social, as áreas de saúde, odontologia, assistência e alimentação do Sesc-DF não pararam. A instituição atuou ativamente realizando ações para garantir a saúde e a qualidade de vida da família comerciária e da população em vulnerabilidade social.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, destaca que não tem medido esforços para continuar oferecendo assistência às pessoas. “Começamos a agir desde o início da pandemia. O Sesc tem trabalhado em várias frentes, como a distribuição de alimentos, lives para arrecadação de doações, testes de Covid-19 para a comunidade, atendimento médico e odontológico. Fizemos também parcerias, buscamos novas alternativas para os serviços e prestamos o máximo possível de atendimentos para quem precisa. E neste mês de dezembro, estamos realizando o Natal Sempre Monumental, levando solidariedade por meio da Carreata do Sesc”, afirma.

Para o diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, todas as ações promovidas em 2020 deixarão um legado e a sensação de dever cumprido. “Estamos atuando incansavelmente durante a pandemia para garantir a saúde e o bem-estar da população. Contamos com infraestrutura de qualidade, equipes especializadas e serviços de referência, e a nossa preocupação foi deixar ao máximo a comunidade atendida. Neste período, o programa Mesa Brasil Sesc conseguiu arrecadar mais alimentos, doamos máscaras, estamos comercializando marmitas a preços acessíveis e muito mais. Destaco também a realização da Vila Sesc Mais Saúde com exames preventivos, consultas médicas e testagem de Covid-19. Outra ação importante é o nosso apoio à Secretaria de Saúde do DF no estudo epidemiológico inédito para mapear o vírus. Agradeço a todos que atuaram nessa missão conosco e em especial aos parceiros”, disse.

Saúde da população

TESTE.jpeg O Sesc se preocupa constantemente com o bem-estar da população e ainda mais durante o isolamento social. Com isso, passou a contar em março com o atendimento de psicologia online gratuito. No mês seguinte, a instituição ofereceu o serviço médico de teleorientação por telefone e por videoconferência, além de consulta presencial. Logo depois, veio o serviço médico com consultas presenciais nas unidades de forma gradativa. Foram realizadas até novembro 50.397 consultas de clínica geral e especializada. Na área de exames foram 1.712 mamografias e ultrassonografias. Participaram das orientações de Educação em Saúde 97.343 pessoas.

Desde maio a instituição realizou 47,8 mil testes de Covid-19 adquiridos por meio de licitação. No mês de outubro ocorreu a Vila Sesc Mais Saúde. Foram feitos 3.659 testes de coronavírus, 280 exames preventivos, 432 consultas médicas, 163 atendimentos de assistência e psicologia e 13,7 mil lanches distribuídos nas ações sociais que ocorreram no Sol Nascente, Itapoã e Riacho Fundo I. A instituição abriu também uma clínica de saúde ocupacional, realizou o congresso Sesc Mais Saúde com 3 mil visualizações e implantou o atendimento pré-natal.

Mesa Brasil e nutrição

Quando a pandemia começou o Mesa Brasil Sesc não parou as suas atividades. O programa continua recebendo doações e distribuindo os alimentos para as entidades sociais cadastradas. Durante o ano, foram arrecadados 1,3 milhão de quilos de alimentos. O programa conta com 313 instituições cadastrada,77 mil pessoas beneficiadas e 172 doadores ativos. Vale destacar que no dia 12 de abril começou o Festival Fome de Música, que é um projeto de shows musicais online em que o público faz doações. Em 335 lives realizadas foram adquiridas mais de 87 mil cestas básicas.

A área de serviços de alimentação e nutrição do Sesc-DF também trabalhou ativamente para proporcionar refeições para a população e clientela. Foram comercializados a preços acessíveis 17 mil cafés da manhã, 393 mil marmitas de almoço e 17 mil jantinhas. Os atendimentos com nutricionistas somaram 5.361 consultas. Além disso, o projeto Cozinha Sem Sobras do Sesc-DF já entregou mais de 12,5 mil sopas gratuitas em várias regiões da cidade.

Parcerias e apoio

Em março, o Sesc começou a apoiar a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF no acolhimento de moradores de rua. Logo depois, o Sesc-DF apoiou a campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal. Ao todo, 28 profissionais de enfermagem do Sesc-DF atuaram no serviço e 1.669 vacinas foram aplicadas pela instituição. Em abril, o Sesc doou 240 lanches para funcionários do GDF que estão fazendo teste de COVID-19 em oito postos por 15 dias. Um outro destaque foram os exames para detecção do novo coronavírus que começaram a ser realizados no mês de maio em unidades do Sesc, da Fibra e em pontos da cidade. Ao todo, foram 9 mil testes aplicados. E para ser mais um aliado para a população neste momento, a Fecomércio-DF e o Sesc-DF firmaram uma parceria com o Sincofarma-DF. Dessa forma, redes de farmácias do Distrito Federal oferecem desconto de 10 a 30% em medicamentos para a clientela que possui a credencial (cartão Sesc).    

Capa 1 02.12.jpeg Com o objetivo de unir esforços e trocar experiências, o Sesc também fechou uma parceria com a Liga Acadêmica de Psiquiatria do Distrito Federal, a LIPSI-DF, que conta com  estudantes dos cursos de Medicina e médicos residentes. Eles estão ajudando nas ações comunitárias da instituição. Além disso, para mapear a transmissão do vírus, a Secretaria de Saúde do DF, com o apoio de profissionais do Sesc, começaram neste mês o estudo epidemiológico inédito que vai percorrer as 34 regiões administrativas da capital.

Odontologia

O serviço odontológico foi ativo durante a pandemia. No dia 30 de março, a instituição começou a oferecer atendimento de urgência gratuito na unidade do Setor Comercial Sul (Sesc Presidente Dutra). Logo depois, as atividades nas demais unidades foram sendo retomadas. Desde janeiro até o dia 30 de novembro, o Sesc-DF atendeu 11.219 clientes, realizando 55.214 consultas com 198.584 procedimentos.

Serviço de assistência

A área de assistência da instituição criou em abril o grupo de Whatsapp do Grupo dos Mais Vividos (GMV) do Sesc e conta com mais de 1,5 mil pessoas. Todos os dias a equipe envia propostas de exercícios. Além disso, 25 idosas do GMV se uniram em campanha para produção de 3 mil máscaras caseiras. No mesmo mês, a equipe de assistência realizou um chá online com a participação de 150 integrantes do GMV. Os idosos participaram também de um baile virtual com a transmissão ao vivo de um show no Youtube. Foram realizadas 32 lives com mais de 52 mil visualizações. Em outubro, mês do idoso, ocorreu uma programação especial com webinário em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).

Educação, cultura e esporte

​Em decorrência da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a área de educação do Sesc-DF também se mobilizou e começou a produzir em março máscaras com a ajuda de impressoras 3D que fazem parte dos Espaços Makers. Foram entregues 132 máscaras para a Secretaria de Saúde do DF e as demais para a equipe do Sesc. A equipe produziu ainda série de vídeos educativos, revistas e almanaques para ajudar os estudantes. Nas ações culturais se destacaram o Sesc Viva Cultura e a Arte da Palavra que proporcionaram shows e debates virtuais por conta do isolamento social. Foram 181 lives exibidas e mais de 94 mil visualizações. Para finalizar, no esporte ocorreram 38 lives de atividade física e 1.768 aulas online com quase 79 mil participantes. Hoje são mais de 11 mil alunos efetivos. A área esportiva e de lazer do Sesc ainda promoveu o circuito de corrida com 400 inscritos, evento de tradições juninas, atividades para o Dia das Crianças e participou da Semana do Comerciário garantindo o plano anual para 800 novos integrantes.