Caminho de Navegação

Notícia

Sesc apresenta Encontro Cultural sobre artes visuais

'Um espaço para discutir assuntos contemporâneos com pensadores, jornalistas e artistas plásticos. Esse é o objetivo do projeto Encontro Cultural do Sesc, que estimula debates e reflexões sobre uma dive...'

Publicado em 04/09/2017 00h00 Atualizado em 04/09/2017 00h00

Um espaço para discutir assuntos contemporâneos com pensadores, jornalistas e artistas plásticos. Esse é o objetivo do projeto Encontro Cultural do Sesc, que estimula debates e reflexões sobre uma diversidade de questões de envolvendo as artes visuais. O encontro acontece dia 14 de setembro, às 19h30, no Teatro Ary Barroso, no Sesc Estação 504 Sul. O mediador será o crítico brasileiro Jacob Klitowitz e os convidados para falar sobre temas que remetam às artes plásticas serão o artista plástico mineiro Oscar Araripe e o diretor da Casa de Cultura da América Latina (CAL/UnB), Alex Calheiros.

A conversa vai abordar o processo de criação literária dos escritores, suas obras e experiências. Segundo a técnica de cultura do Sesc-DF, Andrea Campos, a ideia é provocar diálogos entre as produções visuais e os temas tratados na atualidade, como gestão de cultura, exposições e processo criativo. “Além de nos mostrar sua trajetória e experiências como artistas, os convidados também vão falar sobre suas formas de expressão e influências”, destaca Andrea.

Após o bate-papo serão premiados os vencedores do Prêmio Sesc de Pintura em Tela Cândido Portinari.

Sobre os artistas convidados

Alex Calheiros

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é adjunto 2 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema italiano, realismo, neorrealismo, crítica e filosofia política.

À frente da Casa da Cultura da América Latina (CAL) desde janeiro, Alex Calheiros é professor da Faculdade de Filosofia e desenvolve estudos na área de cinema e suas relações com o marxismo italiano. Além disso, trabalhou como projecionista do cinema da USP.

Oscar Araripe

Pintor, desenhista, escritor, ensaísta, crítico e teórico de arte e cultura, arte-educador, periodista e animador cultural. Formado em 1968 pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, foi  bolsista na Universidade Pro-Deo, de Roma, Itália e na Universidade de Harvard, USA. Na pintura, inovou na utilização de suportes: introduziu a vela náutica (dracon polyester) e, como substituto do papel vegetal, o film laser. Também desenvolveu técnicas próprias, como as transparências obtidas pelas pinturas por trás dos suportes, o uso dos markers e o da aquarela acrílica.

Pintor paisagista, marinista, realista e subjetivo, possui vasta obra, em fase de catalogação pela fundação que leva seu nome. Premiado no Brasil e no exterior, realizou exposições no Brasil, Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Espanha, Eslovênia, Grécia, Cuba e México. Possui galeria pessoal em Tiradentes desde 92, e é instituidor, com outros, da Fundação Oscar Araripe. Recentemente, escreveu Minha Vida de Pintor, disponibilizado no site www.oscarararipe.com.br, onde apresenta suas ideias sobre a pintura, a literatura e a vida em geral.

Jacob Klintowitz

Crítico brasileiro e editor de arte. Atualmente é curador do Espaço Cultural Citi, assim como conselheiro do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e do Museu Judaico de São Paulo. Vice-presidente do Instituto Anima de Sophia, ganhou por duas vezes o prêmio Gonzaga Duque, da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Com uma bibliografia que chega a 110 títulos publicados, escreveu sobre artistas e temas os mais variados e consistentes de nossa cultura. Em 2010, saiu pelas Edições Nephelibata, de Santa Catarina, seu primeiro volume de contos, O portão dourado. Jacob Klintowitz foi agraciado com o “Prêmio Gonzaga Duque” pela Associação Brasileira de Críticos de Arte por ter sido o crítico de arte mais atuante no Brasil no ano de 2013, o que incluiu os livros publicados, curadoria de exposições, conferências ministradas e os diversos textos escritos sobre arte e artistas.

Encontro Cultural Artes Visuais e resultado do Prêmio Sesc de Pintura em Tela Cândido Portinari

Data: 14 de setembro
Local: Sesc Estação 504 Sul – Teatro Ary Barroso
Horário: 19h30
Entrada franca