Segurança alimentar e nutricional é discutida em seminário
Segurança alimentar e nutricional é discutida em seminário
'O Sesc-DF e a UnB realizaram, nesta quinta-feira (29) no auditório da LBV, o II Seminário Internacional sobre Segurança Alimentar e Nutricional – Cenário Atual. A abertura do evento contou com a p...'
O Sesc-DF e a UnB realizaram, nesta quinta-feira (29) no auditório da LBV, o II Seminário Internacional sobre Segurança Alimentar e Nutricional – Cenário Atual. A abertura do evento contou com a presença do presidente do Sesc, Adelmir Santana, do diretor, José Roberto Sfair Macedo, do representante da UnB, Andre Luis Teixeira Reis e do representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Alan Bojanic Helbingen. Ao abrir oficialmente o evento, Santana deu boas vindas aos profissionais e estudantes destacando o objetivo do seminário. “A meta é debater as soluções e os problemas dste tema tão importante para o país”, disse. Ele ressaltou ainda que o Mesa Brasil Sesc completou 13 anos de atuação no Distrito Federal, na complementação alimentar, ajudando o Brasil a evitar a fome. “Temos muito orgulho desse programa onde pegamos alimentos que seriam desperdiçados e entregamos a quem precisa”.
Já em sua fala, Alain Helbingen revelou a situação da fome mundial e explicou que a segurança alimentar da população, segundo a FAO, é definida em quatro aspectos: disponibilidade de alimentos, acesso econômico, utilização e estabilidade do tempo, sendo que a questão do acesso foi destacado como fundamental para a erradicação da pobreza no mundo. “A FAO está trabalhando com ênfase no acesso aos alimentos, pois quem tem boa renda, tem mais chances de uma boa alimentação. É fundamental que a Igreja ajude a conscientizar a sociedade sobre o problema e contribua na promoção de políticas públicas e tecnologias sociais para aumentar a capacidade dos pobres em ter acesso aos alimentos.”
Para a aluna de nutrição Renata Soares, o seminário é de grande relevância para estudantes. “Fiz minha inscrição assim que tomei conhecimento do tema e dos profissionais que iriam se apresentar. O melhor de tudo é que um evento dessa qualidade foi oferecido de forma gratuita”, destaca.
Durante todo o dia, análises de cenários, pesquisas e estudos foram apresentadas por renomados profissionais, na perspectiva de enfrentamento de desafios, de busca de soluções e de novos posicionamentos. Oito especialistas da área de agronomia, nutrição, economia e biologia discutiram sobre as questões da crise alimentar: Elisabetta Gioconda Iole Recine – Coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da UnB; Maria Emilia Pacheco – Federação de Órgãos de Assistência Social e Educacional (Fase); Denise Oliveira – Coordenadora do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares da Rede Interinstitucional de Alimentação e Cultura; Elaine Azevedo – Doutora em Sociologia Política e Mestre em Agroecossistemas; Michele Lessa de Oliveira – Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde; Ana Paula Bortolleto – Pesquisadora em alimentos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens); Norbert Wilson – Professor de Economia Agrícola da Universidade de Auburn, Alabama; e Maria João Gregório – Doutora em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição.
Cerca de 500 pessoas, entre servidores do Sesc-DF, alunos universitários e profissionais de diversas áreas estiveram presentes e ganharam um certificado pela participação no evento.