Caminho de Navegação

Notícia

Saiba quais são os postos de vacinação da campanha contra a gripe que começou nesta segunda-feira

'A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi adiantada e começou nesta segunda-feira (23) por conta do novo coronavírus. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores...'

Publicado em 24/03/2020 00h00 Atualizado em 24/03/2020 00h00

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi adiantada e começou nesta segunda-feira (23) por conta do novo coronavírus. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas com datas e públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. A Secretaria de Saúde do DF disponibilizará 128 postos de vacinação. Clique aqui e veja os postos.​

Uma das novidades é que neste ano a vacinação poderá ocorrer em forma de drive-thru, ou seja, em locais com estacionamentos maiores em que o idoso possa ir de carro, e receber a vacina no próprio automóvel. Além disso, para evitar aglomerações, nesta primeira semana, que é exclusiva para os idosos, a imunização será aplicada em ordem alfabética. Pessoas acamadas com mais de 60 anos de idade podem agendar o recebimento da vacina em domicílio, a partir de 23 de março, pelo telefone 160.

O DF já recebeu 60.800 doses de vacinas. O restante será enviado pelo Ministério da Saúde, em um cronograma com 14 entregas semanais. A estimativa é que cheguem 1.015.600 doses. No Distrito Federal, o público-alvo é de 912.914 pessoas. Neste ano, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a abrangência da vacinação no público adulto, incluindo adultos de 55 a 59 anos e as pessoas com deficiência, para aumentar o acesso à vacinação de grupos mais vulneráveis. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde e ainda ajudará a reduzir a procura por serviços de saúde.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Cronograma
• 23 de março a 22 de maio: pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde.
• 16 de abril a 22 de maio: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
• 9 a 22 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Nesta primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos, distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27 deste mês, e cujo primeiro nome do registro civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc ) esteja disposto da seguinte forma:
• 23/3 – Idosos de nome iniciado com as letras A, B, C, D e E;
• 24/3 – Idosos de nome iniciado com as letras F, G, H, I e J;
• 25/3 – Idosos de nome iniciado com as letras K, L, M, N e O;
• 26/3 – Idosos de nome iniciado com as letras P, Q, R, S, e T;
• 27/3  – Idosos de nome iniciado com as letras U, V, W, X, Y e Z.

Veja a lista dos postos de vacinação no DF:

LISTA COMPLETA DOS POSTOS DE VACINAÇÃO

Com informações da Secretaria de Saúde do DF e do Ministério da Saúde