Caminho de Navegação

Notícia

Reunião define ações para estimular o programa Mesa Brasil Sesc no Distrito Federal

' Foi realizado na tarde desta quinta-feira (6) um encontro, na sede da Fecomércio-DF, para apresentar o programa Mesa Brasil Sesc ao Conselho da Federação do Comércio e para presidentes de sindicatos. ...'

Publicado em 07/06/2019 00h00 Atualizado em 07/06/2019 00h00

Foi realizado na tarde desta quinta-feira (6) um encontro, na sede da Fecomércio-DF, para apresentar o programa Mesa Brasil Sesc ao Conselho da Federação do Comércio e para presidentes de sindicatos. O objetivo foi estabelecer novas estratégias de promoção do programa nacional de arrecadação de alimentos. Para isso, foi decido que será formado um conselho para liderar as ações. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, a ideia é atingir mais entidades por meio das doações. “Estamos abrindo mais um leque para o Mesa Brasil, pois queremos potencializar as doações formando um conselho de empresários influentes para que a gente consiga fazer com que as empresas abram as portas e doem. Hoje, conseguimos atingir mais de 200 instituições, mas se a gente puder atingir 500 será melhor ainda. O Sesc tem uma logística muito boa e vamos conseguir. Tem muita gente que passa fome aqui no Distrito Federal e queremos fazer com que as pessoas entendam e conheçam mais o valor social que o Sesc possui”, avaliou.

O diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, adiantou as ações programadas. “O intuito dessa nova gestão da Fecomércio-DF, tanto do presidente, quanto da diretoria regional do Sesc, é trazer os empresários e os sindicatos para os projetos realizados pela instituição. O Mesa Brasil é sucesso no País inteiro, aqui em Brasília já arrecadamos só no último ano quase 1 milhão de quilos e entendemos que a participação dos sindicatos patronais e a interação de grandes empresários fortalecerá ainda mais esse ecossistema do Mesa Brasil. Ficou decidido que será criado um conselho e que serão realizadas algumas ações para fomentar ainda mais as arrecadações para o programa. Temos certeza que essas ações que começaram a serem feitas vão gerar grandes resultados no futuro, como um encontro e logo depois o lançamento de uma campanha do Mesa Brasil”, adiantou.

Em 2018, o programa distribuiu 970 mil quilos de alimentos, complementando 8,76 milhões de refeições e beneficiando 64 mil pessoas. Ao todo, 50 empresas doaram para 211 entidades cadastradas. De acordo com a coordenadora do Mesa Brasil Sesc, no Distrito Federal, Nina Fontes, por meio das novas estratégias os números devem crescer. “A pedido do presidente mostramos aos membros da Casa, presidentes de sindicato e do Conselho, o que o Mesa Brasil, em Brasília, faz dentro do Sistema. O objetivo é fomentar novos parceiros e incrementar novas arrecadações, além de fazer com que o Mesa Brasil cresça, tanto em tamanho quanto em arrecadações”, afirmou.

Conselho

Para o presidente do Conselho Consultivo da Fecomércio-DF, Alberto Vilardo, o programa precisa ser mais conhecido. “Queremos aprimorar e melhorar o Mesa Brasil que já existe há muitos anos. Estamos nos reunindo para começar a discutir e formar um conselho com a proposta de dar maior relevância ao programa”, contou.

O representante do Conselho Consultivo da Fecomércio e vice-presidente da Federação da Agricultura, Rogerio Tokarski, também esteve presente e defendeu as ações. “A importância desse encontro foi que sensibilizou os que estavam presentes e eles potencializarão em muito os demais. Isso porque não estava sendo reconhecido esse belíssimo trabalho social. O Sistema S precisa ser fortalecido e isto sendo conhecido vai ser mais admirado, mais amado e mais utilizado. Nós precisamos saber mais do Mesa Brasil para sensibilizar os que têm condições. Muitas frutas, verduras e alimentos são desperdiçados. Precisamos dar um destino e o Mesa Brasil é a solução”, relatou.

O vice-presidente do Sindivarejista, Sebastião Abritta, reforçou que os empresários precisam ser sensibilizados. “Vamos mobilizar toda classe empresarial de Brasília para realizarem doações ao Mesa Brasil Sesc porque se a gente não recebe doação não tem como doar. Então, é sensibilizar, mostrar o trabalho que está sendo feito há 16 anos aqui em Brasília. Com isso, vamos conseguir atender mais famílias, pois têm muitas pessoas de instituições que com as doações do Mesa Brasil conseguiram mudar de vida”, destacou.

Sobre o Mesa Brasil Sesc

Implementado em 2003 no Sesc-DF, o Mesa Brasil Sesc é um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. O programa tem como finalidade garantir o direito humano à alimentação. Para isso, busca doações onde sobra e as entrega onde falta, cooperando, dessa forma, para a redução da desigualdade social no país, numa perspectiva de inclusão social. O programa Mesa Brasil também ultrapassa o âmbito da arrecadação e distribuição de donativos. Ainda tem como foco a ação educativa permanente que presta orientação e informações nutricionais a quem recebe as contribuições, colaborando, assim, para um melhor aproveitamento da comida.