Caminho de Navegação

Notícia

Projeto Sesc Oceanário é lançado nesta segunda e encanta alunos da rede pública

' Quatrocentos alunos da Escola Classe nº 06 de Taguatinga visitaram as profundezas do oceano, na manhã desta segunda-feira (4), em pleno Centro-Oeste. O encantamento das crianças ao saírem das sessões ...'

Publicado em 04/11/2019 00h00 Atualizado em 04/11/2019 00h00

Quatrocentos alunos da Escola Classe nº 06 de Taguatinga visitaram as profundezas do oceano, na manhã desta segunda-feira (4), em pleno Centro-Oeste. O encantamento das crianças ao saírem das sessões do projeto Sesc Oceanário – As Maravilhas do Fundo do Mar, lançado nesta segunda, na unidade do EduSesc de Taguatinga Norte, mostrou que a apresentação feita dentro de um domo inflável digital foi bem sucedida. “Eu nunca fui à praia e hoje conheci o fundo do mar. Foi muito legal. Aprendemos sobre a importância de respeitar o mar e os seres que vivem lá”, contou admirado Pedro Henrique Gomes, estudante do 5º ano. Outra aluna que se surpreendeu com o que encontrou foi Ana Clara Serafim. “Eu aprendi sobre peixes e corais que eu ainda não conhecia. Foi uma experiência interessante porque o fundo do mar é lindo”, disse.

O projeto inaugurado nesta segunda tem como objetivo levar essa experiência, no próximo ano, para 20 mil pessoas no DF. O oceanário é um projeto inédito nas unidades do Sesc em todo Brasil e a estrutura foi pensada para gerar encantamento nos estudantes. O oceanário é reproduzido em um domo inflável digital, onde são veiculados filmes para que crianças e adolescentes façam uma imersão pelo fundo do mar, rios e lagos do Brasil. As atividades do projeto também incluem exposições e oficinas.

A professora da Escola Classe nº 06, de Taguatinga, conta que essa visita ao oceanário do Sesc é um complemento às atividades que a escola promoveu durante o ano sobre sustentabilidade. “Nós temos trabalhado o tema em sala de aula. Não usamos mais copos descartáveis na escola e falamos sobre a importância da reciclagem, mas não temos uma estrutura como essa para mostrar aos alunos o impacto dessas nossas atitudes no fundo do mar. Por isso, essa atividade foi tão importante. Parte dos nossos alunos sequer conhece a praia, então não tinha uma real dimensão do que acontece no fundo do mar”, conta.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Sesc-DF, Patrícia Souza, o oceanário também proporciona aos estudantes do DF um contato direto com as ciências dos mares e oceanos. “Queremos popularizar a ciência e sensibilizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. Este projeto coloca em evidência a extraordinária riqueza dos ecossistemas marinhos para os visitantes, em um ambiente lúdico e com informações científicas atuais”, explica.

O domo é itinerante. Para a escola participar, é necessário entrar em contato com o Sesc-DF e solicitar a visita do Oceanário. Cada sessão comporta até 40 visitantes e a participação é gratuita.

Informações sobre agendamentos

Telefone: (61) 3451-9123

Link Formulário para inscrição: https://forms.gle/vuYJcRsqZL96eLKQ7

Email: oceanariosescdf@gmail.com