'Com a primeira semana de lockdown no Distrito Federal o projeto Cozinha Sem Sobras funcionou com adaptações, mas conseguiu beneficiar quase 2 mil moradores em extrema vulnerabilidade com a distribuiçã...'
Publicado em 04/03/2021 00h00 Atualizado em 04/03/2021 00h00
Com a primeira semana de lockdown no Distrito Federal o projeto Cozinha Sem Sobras funcionou com adaptações, mas conseguiu beneficiar quase 2 mil moradores em extrema vulnerabilidade com a distribuição de sopas prontas para o consumo. Nesta quinta-feira (4), foram distribuídas 540 refeições nas instituições sociais do Recanto da Emas: creche Soldadinhos De Jesus e entidade Juntos Faremos Mais.
De acordo com a coordenadora da área de Nutrição e Alimentação do Sesc-DF, Sabrina Alves Batista, o Cozinha Sem Sobras, conseguiu cumprir o objetivo de levar alimentação para milhares de famílias em situação de risco, mesmo com o atual contexto de lockdown. “Os moradores já têm a instituição como referência, e o formato do ‘Cozinha Sem Sobras’ funcionou muito bem nesta primeira semana de lockdown. Conseguimos estender o horário de distribuição, as pessoas foram até às entidades buscar a refeição com calma, sem aglomeração e, desta forma, conseguimos atender a comunidade no horário do almoço”, explicou a coordenadora.
A presidente da creche Soldadinhos de Jesus, Izamar Pereira dos Santos, falou que a entidade conta com as doações de alimentos do programa de combate à fome Mesa Brasil há seis anos, além disso, o projeto do Sesc com a distribuição de sopas alcança centenas de moradores com necessidades imediatas de se alimentarem. “Atendemos 77 crianças, com a pandemia estão todas em casa e por isso, convocamos essas famílias, muitos desempregados, para receber a sopa pronta para o consumo. Sem o Sesc e o Mesa Brasil já teríamos fechado as portas”, argumentou a presidente da creche no Recanto das Emas.
O pai de uma das crianças assistidas pela creche, Renato Alvarenga da Silva, foi até a creche buscar marmitas com as sopas para levar pra casa. “Com o lockdown estamos em casa, essa sopa hoje será o almoço da família”, relatou o morador do Recanto das Emas.
Na segunda instituição social das doações de sopas desta quinta-feira, o Cozinha Sem Sobras distribuiu 420 refeições com sopas quentes e frescas. O presidente da rede solidária Juntos Faremos Mais, José Dias Ferreira Brandão, intermediou a distribuição do alimento. Segundo o presidente da entidade, a situação da comunidade é crítica. “Muitos perderam o emprego, dezenas de mães de família, diaristas, outros autônomos, tiveram a situação financeira familiar muito prejudicada com a pandemia. Essa sopa realmente alimenta quem precisa”, admite o presidente da entidade.