Projeto do Sesc sobre astronomia completa um ano com mais de 28 mil pessoas atendidas
Projeto do Sesc sobre astronomia completa um ano com mais de 28 mil pessoas atendidas
'Uma viagem por planetas, galáxias e estrelas sem sair do lugar. Essa é a proposta do projeto Astronomia sobre Rodas, do Sesc-DF, que completa um ano de atuação. Para celebrar a data, o projeto vai esta...'
Uma viagem por planetas, galáxias e estrelas sem sair do lugar. Essa é a proposta do projeto Astronomia sobre Rodas, do Sesc-DF, que completa um ano de atuação. Para celebrar a data, o projeto vai estar nesta quarta-feira (17), às 10h30, na Escola Classe P Norte, no Sol Nascente, em Ceilândia Norte, que foi a primeira a receber o planetário em 2018. Desde a sua inauguração, o projeto já atendeu mais de 28 mil pessoas.
O planetário é uma cúpula inflável que mostra de forma lúdica e interativa os fenômenos do espaço. Segundo o professor de física da Edusesc e coordenador do projeto, Demetrius Leão, esse ano haverá novidades. “Chegamos nessa data com o espírito de que atingimos a nossa meta. Temos um retorno muito interessante e conseguimos atuar em diversos espaços. Foram 46 locais, entre escolas, universidades, eventos e shoppings. O nosso objetivo é incentivar o gosto pela ciência. Neste ano, vamos implementar um clube de astronomia com encontros de estudantes, além de realizar duas semanas em maio e julho com uma programação especial para comemorar fatos históricos da astronomia”, adiantou.
O projeto pode ser levado até as escolas por meio da Van da Astronomia. Cada sessão dura cerca de 40 minutos e as oficinas tem uma hora. Com um ano de atividade, a cúpula exibiu 596 sessões. A técnica de Nível Superior da unidade de Taguatinga Norte e idealizadora do projeto, Patrícia Jesus de Souza, explica que foi um ano produtivo. “Conseguimos atender a muitas escolas, recebemos também diariamente pedidos de agendamento. Posso dizer que o projeto é um sucesso e ainda mais pelo fato de ser itinerante”, contou.