Caminho de Navegação

Notícia

Projeto do Sesc sobre astronomia completa um ano com mais de 28 mil pessoas atendidas

'Uma viagem por planetas, galáxias e estrelas sem sair do lugar. Essa é a proposta do projeto Astronomia sobre Rodas, do Sesc-DF, que completa um ano de atuação. Para celebrar a data, o projeto vai esta...'

Publicado em 16/04/2019 00h00 Atualizado em 16/04/2019 00h00

Uma viagem por planetas, galáxias e estrelas sem sair do lugar. Essa é a proposta do projeto Astronomia sobre Rodas, do Sesc-DF, que completa um ano de atuação. Para celebrar a data, o projeto vai estar nesta quarta-feira (17), às 10h30, na Escola Classe P Norte, no Sol Nascente, em Ceilândia Norte, que foi a primeira a receber o planetário em 2018. Desde a sua inauguração, o projeto já atendeu mais de 28 mil pessoas.

O planetário é uma cúpula inflável que mostra de forma lúdica e interativa os fenômenos do espaço. Segundo o professor de física da Edusesc e coordenador do projeto, Demetrius Leão, esse ano haverá novidades. “Chegamos nessa data com o espírito de que atingimos a nossa meta. Temos um retorno muito interessante e conseguimos atuar em diversos espaços. Foram 46 locais, entre escolas, universidades, eventos e shoppings. O nosso objetivo é incentivar o gosto pela ciência. Neste ano, vamos implementar um clube de astronomia com encontros de estudantes, além de realizar duas semanas em maio e julho com uma programação especial para comemorar fatos históricos da astronomia”, adiantou.

O projeto pode ser levado até as escolas por meio da Van da Astronomia. Cada sessão dura cerca de 40 minutos e as oficinas tem uma hora. Com um ano de atividade, a cúpula exibiu 596 sessões. A técnica de Nível Superior da unidade de Taguatinga Norte e idealizadora do projeto, Patrícia Jesus de Souza, explica que foi um ano produtivo. “Conseguimos atender a muitas escolas, recebemos também diariamente pedidos de agendamento. Posso dizer que o projeto é um sucesso e ainda mais pelo fato de ser itinerante”, contou.