Caminho de Navegação

Notícia

Projeto de Odontologia itinerante do Sesc já atendeu mais de 10 mil pessoas

'Atualmente a carreta Odonto Sesc está estacionada na cidade da Fercal, com atendimento das 8h às 17h. Para atender às comunidades que não têm acesso a serviços odontológicos, o Sesc criou o OdontoSesc....'

Publicado em 06/05/2019 00h00 Atualizado em 06/05/2019 00h00

Atualmente a carreta Odonto Sesc está estacionada na cidade da Fercal, com atendimento das 8h às 17h.

Para atender às comunidades que não têm acesso a serviços odontológicos, o Sesc criou o OdontoSesc. O projeto conta com frota volante por todo o Brasil, que consegue percorrer muitas cidades e municípios do interior. Em 2019, o OdontoSesc completa 20 anos de atuação no Brasil. Já no Distrito Federal, o serviço vai celebrar, em 19 de outubro, 15 anos de prestação de serviços. Atualmente a carreta Odonto Sesc está estacionada na cidade da Fercal, c om atendimento das 8h às 17h.

Ao longo destes 15 anos, foram atendidas quase 11 mil pessoas, que somaram 40.738 consultas odontológicas, sendo mais de 7 mil tratamentos concluídos por meio do projeto. O Sesc-DF possui três unidades móveis, que circulam por todo o DF: o OdontoSesc, com quatro consultórios; uma carreta odontológica, com três consultórios; e um trailer, que possui uma cadeira para atendimento. No final do ano, a unidade móvel do OdontoSesc deve passar por reforma e manutenção, para atender melhor à clientela.

Segundo a coordenadora de Serviços Odontológicos do Sesc-DF, Simone Fonseca, o objetivo do projeto é ampliar a acessibilidade. “O serviço móvel é um diferencial no qual se configura o acolhimento, valor que permite adotar atitudes e condições para materializar o adequado acesso e a permanência dos diversos públicos. Assim, essa prática fortalece a identidade institucional em todo o Distrito Federal. Também alcança, de forma gratuita, as instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil”, lembra Simone Fonseca.

De acordo com a coordenadora de Serviços Odontológicos do Sesc-DF, as unidades móveis de odontologia têm como objetivo aproximar o Sesc do público-alvo. “Atendendo diretamente no seu local de trabalho, conseguimos diminuir o absenteísmo e o tempo fora do trabalho para atendimento odontológico, melhorando a qualidade de vida da clientela. Em 2018, as unidades móveis prestaram atendimento gratuito à comunidade e a projetos sociais em boa parte do ano, podendo contribuir com a qualidade de vida da população que, em geral, se vê sem acesso aos meios públicos de tratamento”, explica.