Caminho de Navegação

Notícia

Projeto Astronomia Sobre Rodas realiza primeiras atividades noturnas

'O conteúdo da programação faz parte da homenagem aos 50 anos da chegada do homem na Lua. O projeto do Sesc Astronomia Sobre Rodas começou a promover atividades no período da noite para as escolas ...'

Publicado em 21/05/2019 00h00 Atualizado em 21/05/2019 00h00

O conteúdo da programação faz parte da homenagem aos 50 anos da chegada do homem na Lua.

O projeto do Sesc Astronomia Sobre Rodas começou a promover atividades no período da noite para as escolas da EDUSESC durante 2019. Nos dias 13 e 14 de maio, as turmas do segundo ano do Ensino Fundamental I, que estudam na unidade de Taguatinga Norte, receberam a visita da Unidade Móvel com atividade De olho no céu Kids. Os estudantes passaram pelo planetário, pela observação da Lua em telescópios e por uma atividade prática escolhida especialmente para discutir as principais características do satélite natural – as crateras e suas manchas. O conteúdo da programação faz parte da homenagem aos 50 anos da chegada do homem na Lua.

O professor de física e coordenador do projeto, Demetrius Leão, explicou como ocorreu o circuito com os alunos. “Simulamos a formação dessas crateras de forma prática, lançando diferentes projéteis em bandejas preparadas para representar o solo lunar e as colisões sofridas pelo nosso satélite contra uma infinidade de meteoros. Além disso, de maio a agosto são os melhores meses para esse tipo de prática observacional por conta da redução das chuva no DF”, contou Demetrius.

 

// Saiba como levar o planetário para sua escola

Para solicitar que a Van da Astronomia desembarque com o planetário nas escolas é necessário preencher a ficha com um pré-agendamento pelo link: mestra.me/asr . Para que a Unidade Móvel de Astronomia estacione na escola, basta que o local tenha um espaço coberto que possa receber adequadamente a estrutura da cúpula. Podendo ser em pátio, ginásio ou salão. A capacidade ideal do planetário é para 60 pessoas por sessão. As visitas nas escolas solicitantes ocorrem em dias úteis, em horário comercial.