Programa de Incentivo à Programações Culturais (PIPC) do Sesc apoia a classe artística no DF
Programa de Incentivo à Programações Culturais (PIPC) do Sesc apoia a classe artística no DF
' A música, o cinema, a cultura digital, as artes plásticas e visuais, o teatro e a dança são conteúdos imprescindíveis para a ação do Sesc no Distrito Federal. Por meio dessas linguagens proporciona ao...'
A música, o cinema, a cultura digital, as artes plásticas e visuais, o teatro e a dança são conteúdos imprescindíveis para a ação do Sesc no Distrito Federal. Por meio dessas linguagens proporciona ao público uma programação variada e de qualidade com atividades desenvolvidas em todas as unidades. Cursos, oficinas, espetáculos, exposições, debates e seminários, são oferecidos com ingressos de baixo custo ou, até de forma gratuita, garantindo um atendimento a toda comunidade. Pensando em possibilitar esse acesso democrático à cultura e a formação de plateia, o Sesc-DF criou o Programa de Incentivo à Programações Culturais (PIPC) com o intuito de disponibilizar os teatros da instituição de forma gratuita à classe artística.
Os esforços na manutenção de sua política cultural fizeram do Sesc-DF uma instituição referência no panorama da cultura e das artes no Brasil. De acordo com o diretor de Programas Sociais do Sesc-DF, Guilherme Reinecken, o PIPC já beneficiou centenas de artistas. “Nós temos um fundo que oferece nossos espaços de forma gratuita para a classe artística. É uma forma de ajudar a classe a fomentar a cultura na cidade”, explicou. Os dados referentes às ações realizadas em 2018 evidenciam um panorama expressivo: dos 1.000 dias de apresentações culturais no Sesc-DF, 600 foram por meio do PIPC. “Tal capacidade de realização aponta para a importância e responsabilidade institucional de elaborar a política cultural, que atribui ao Sesc um papel fundamental no cenário nacional, como referência para as políticas culturais no país”, destacou Guilherme.
Para ter acesso ao PIPC o interessado deve procurar diretamente o teatro onde deseja realizar sua apresentação artística e procurar o técnico de cukltura responsável, que vai passar orientações e o formulário de solicitação, que deve ser preenchido com uma antecedência de, no mínimo, um mês. Os artistas podem cobrar até 40 reais no ingresso da entrada inteira e 20 reais pela meia entrada. “Essa é uma forma que encontramos para ajudar a classe a também receber pelo seu trabalho e ter a possibilidade de continuar produzindo”, explicou Guilherme.
Nem só de Teatro Nacional vive Brasília. São seis os palcos do Sesc espalhados por todo o DF, bem equipados e preparados para receber o público. Atualmente, os empreendimentos estão localizados no Sesc Estação 504 Sul (Teatro Sesc Ary Barroso), 913 Sul (Teatro Sesc Garagem), Taguatinga Norte (Teatro Sesc Paulo Autran), Ceilândia (Teatro Sesc Newton Rossi), Setor Comercial Sul (Teatro Sesc Silvio Barbato) e Gama (Teatro Sesc Paulo Gracindo).