Palco Giratório chega em julho a Brasília
Palco Giratório chega em julho a Brasília
'Reconhecido por ser o maior projeto de circulação teatral do Brasil, a 19ª edição do Palco Giratório, vai acontecer entre 6 e 31 de julho em Brasília. Os espetáculos percorrerão todas as regiões do Bra...'
Reconhecido por ser o maior projeto de circulação teatral do Brasil, a 19ª edição do Palco Giratório, vai acontecer entre 6 e 31 de julho em Brasília. Os espetáculos percorrerão todas as regiões do Brasil, passando por 145 cidades. A peça Adaptação, uma das vencedoras do Prêmio Sesc do Teatro Candango, representa o Distrito Federal no circuito.
Neste ano, o Palco Giratório presta homenagem à atriz Maria Alice Vergueiro. A artista, de 81 anos de idade, é considerada uma das grandes referências do teatro brasileiro, com passagens também pelo cinema e televisão. O lançamento do projeto contará com a apresentação do espetáculo Why The Horse?, sob direção artística de Maria Alice Vergueiro, que ficou famosa com o viral na internet “Tapa na pantera”. A peça será encenada em Brasília nos dias 6 e 7 de julho, no Teatro Sesc Garagem (913 Sul).
Participarão do circuito nacional 20 companhias, somando 728 apresentações artísticas e mais de 1,3 mil horas de oficinas teatrais. Além das apresentações, o evento conta ainda com atividades paralelas para o público, como: o Pensamento Giratório – espaço aberto para reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes -; as Aldeias – mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais -; e Oficinas e Intercâmbios – encontros de grupos locais com os grupos integrantes do circuito para troca de ideias.
O interesse e a sensibilidade do público para as mais diversas manifestações culturais, a valorização do artista, o debate, a reflexão e o diálogo entre criadores e espectadores são perspectivas que pautam a atuação do Sesc no campo da cultura. Um encontro permanente de distintas visões de mundo no rumo da construção de conhecimentos. Nas Artes Cênicas, além do entretenimento proporcionado pelo teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance, integrando tradição e contemporaneidade, o público também desenvolve olhares que possibilitam o surgimento de novas práticas no dia a dia.
Segundo Leonardo Braga, assistente de cultura do Sesc-DF, esse ano o Palco está ainda mais plural, com a descentralização das apresentações. “Nessa edição vamos conseguir democratizar o acesso ao evento, levando os espetáculos para além do teatro garagem. O Sesc Gama, Ceilândia e Taguatinga Norte vão receber 3 espetáculos por unidade, e nossa expectativa é de casa cheia em todas as apresentações”, destaca.
O Palco Giratório é um evento realizado pelo Sesc e reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. Muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões do país. Inicialmente apresentado em apenas em cinco estados brasileiros, atualmente, está presente nas 26 unidades da Federação e no Distrito Federal, onde, por iniciativa do Sesc-DF transformou-se no formato de Festival.
Leonardo destaca ainda que além de espetáculos para todas as faixas etárias, uma vasta programação acontece durante o evento. “São realizadas oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados, promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o país e gerando emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito”, finaliza.
Confira a Programação Palco Giratorio 2016