Caminho de Navegação

Notícia

Natal Sempre Monumental movimentou Torre de TV e comerciantes vibram com crescimento nas vendas

'Durante as festividades do Natal Sempre Monumental, realizado pela Fecomércio-DF entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, na Torre de TV, os comerciantes do espaço tiveram um aumento nas vend...'

Publicado em 27/02/2020 00h00 Atualizado em 27/02/2020 00h00

Durante as festividades do Natal Sempre Monumental, realizado pela Fecomércio-DF entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, na Torre de TV, os comerciantes do espaço tiveram um aumento nas vendas da ordem de 30%. A Torre se tornou um ponto de confraternização. Atraídas pela beleza das luzes, cores e sintonia das músicas, as pessoas tiraram fotos, conversaram e apreciaram as atrações. Parte desse público também foi ao local para lanchar, comprar artesanato e conhecer um dos principais pontos turísticos da cidade. De acordo com a associação da feira, mais de 20 mil pessoas passaram pelo Torre de TV no período.

O movimento foi considerado acima da média, segundo o atual presidente da Associação da Feira de Artesanato da Torre de TV, Jocélio Aleixo da Silva. “Foram dias e noites incríveis, muita gente passou por aqui. Há tempos que a nossa feira estava sem atração alguma durante a principal época do ano. Nossa média de público infelizmente é baixa. Sazonalmente temos movimento mas nem de longe chegaram perto do que foi no final do ano passado”, avalia Jocélio.

Uma das atrações do evento foi a programação especial dedicada para toda a família, em espaço montado pelo Sesc-DF ao lado da Torre. As atividades atraíram cerca de 40 mil pessoas. De 12 de dezembro a 5 de janeiro, o Pavilhão do Sesc uniu entretenimento e diversão com atividades que caíram na graça do público infantil e adulto. De acordo com a comerciante da tradicional Barraca da Tapioca, Lucia Maria, a feira nunca tinha recebido tantas pessoas durante um evento. Segundo ela, o movimento foi maior do que nos últimos anos. “O evento foi maravilhoso. A seresta que o Sesc-DF fez aqui na praça da feira foi linda. Isso fez com que as pessoas também se alimentassem nas nossas lojas. Ficou tudo pertinho”, afirma.

Comerciante da tradicional Barraca da Tapioca, Lucia Maria

Em 2019, a Fecomércio-DF estreou o Natal Sempre Monumental, programação criada por meio de parceria com o GDF. Até 6 de janeiro, a Torre de TV ganhou iluminação de Leds. Diversas atrações ao redor do espaço atraíram quem passou pelo centro da cidade. Segundo dona Lucia, o momento foi importante nas vendas da feira e, de quebra, foi possível pagar todas as contas atrasadas. “Nós comerciantes da feira vivemos de períodos como esse, onde podemos lucrar mais. No ano passo, com o evento no Natal, o lucro foi muito positivo. O que eu estava devendo eu consegui pagar só com o dinheiro no período do final do ano”, diz.

Se a ideia é dar um passeio grátis em Brasília, a Feira da Torre será sempre uma boa sugestão. Quem garante isso é a artesã Ivanilde Tavares. Há mais de 30 anos ela trabalha na feira e conta que o espaço viveu momentos especiais durante o Natal Sempre Monumental com as atividades do Pavilhão do Sesc. “O público triplicou. Foram apresentações muito bonitas. Eu mesmo quando fechava meu box ia assistir também”, conta Ivanilde. Ivanilde valorizou a iniciativa da Fecomércio-DF e do Sesc-DF e pediu pela continuidade do evento. Para ela, o movimento aumenta porque é possível passear, comprar presentes, comer, conhecer um pouco da cultura local ou admirar a Torre. “No Natal esse passeio se torna especial. Que a iniciativa permaneça”, diz Ivanilde.

O Torre Burger foi outro box que registrou um dos maiores movimentos durante o Natal Sempre Monumental. Segundo a proprietária Lilian Cândida, o local se tornou uma espécie de pit-stop para quem procurou uma opção de happy hour ou lugar para comer. “Foi um público bem receptivo. O movimento causado pelo evento nos ajudou com as vendas”, diz Lilian. O Pavilhão do Sesc-DF foi uma das opções que mais caiu nas graças do público. “O espaço recreativo que o Sesc criou foi bem bacana. As famílias compareceram em peso, deu pra perceber”, conta. Segundo Lilian, diversas iniciativas podem ser adotadas para que o espaço seja mais frequentado, a exemplo do Natal Sempre Monumental. “Brasília precisa todo mês de um evento de peso como o que fizeram no Natal. A Fecomércio-DF está de parabéns. Fez bem para Brasília, para a Torre e para nós, feirantes”, conclui.

Lilian Cândida, proprietária do Torre Burger