Mulheres debaterão obras literárias envolvendo a maternidade no café com leite materno
Mulheres debaterão obras literárias envolvendo a maternidade no café com leite materno
'Uma das características mais importantes da literatura é ampliar as perspectivas e desconstruir mitos. A maternidade, por exemplo, é um assunto que gera bastante discussão. Os rituais maternos, o ester...'
Uma das características mais importantes da literatura é ampliar as perspectivas e desconstruir mitos. A maternidade, por exemplo, é um assunto que gera bastante discussão. Os rituais maternos, o estereótipo da mãe ideal, o comportamento que a mulher deve ter, o que se deve fazer com os filhos, a criança em sua família, a participação do pai no processo, a criação não violenta e preventiva, além de incentivo à amamentação. Todos esses assuntos serão discutidos no bate papo Café com Leite Materno, dia 13 de julho, às 19h, na unidade do Sesc no Setor Comercial Sul – Presidente Dutra. Com entrada franca, o encontro é destinado a mães, pais, cuidadores, doulas e parteiras, professores, bibliotecários e profissionais da atenção primária.
Cada vez mais as mães têm se interessado e aderido à maternagem como forma de criação. O termo, segundo a pediatra Thelma B. de Oliveira, corresponde ao processo de criação que gira em torno da mãe. Autora dos livros Pediatria Radical e O Livro da Maternagem, Thelma e a autora da obra Tá na hora de mamar!, Simone de Carvalho, serão as responsáveis pelo debate.
// Lançamento de livros
A autora mineira Thelma Oliveira é pediatra em Brasília. Também conhecida nas redes sociais como ‘Dra Relva’, ela criou uma comunidade chamada Pediatria Radical, que tem por objetivo interagir e cooperar na busca da saúde integral da criança, servindo às mães que se interessam por temas de pediatria, educação e psicologia da criança. Lançou o livro Pediatria Radical pelo Senac, que reúne uma série de dicas para os cuidados da criança, que começa com o bebê no útero, depois com o bebê no colo e com as demais etapas do processo de crescimento/desenvolvimento da criança. Escritora, também, do livro de crônicas “Olho do tempo”. Durante o encontro, ela lançará a terceira edição do O Livro da Maternagem. A publicação aborda temas que vão da gestação ao parto e sua consequência: o bebê.
Já a autora Simone de Carvalho, atua há 10 anos como apoiadora de mães nos seus dilemas maternos. Fundadora da AMS Brasil para o Facebook, rede virtual de apoio a mães, ela é idealizadora do movimento “A Hora do Mamaço” em todo Brasil que, dentre outras conquistas, conseguiu a aprovação da lei municipal que multa estabelecimentos que constrangem as mães que amamentam em público.
// Livro Tá na Hora de Mamar!
Tá na hora de Mamar! de Simone de Carvalho é um livro infantil para crianças aprenderem o que é e qual a importância da amamentação. O livro é destinado para crianças de 0 a 6 anos. A obra traz de forma lúdica e terna o tema amamentação ilustrado pelos exemplos dos mamíferos da natureza. A publicação conta com ilustrações de Paula Kranz e o livro demonstra que amamentar é um ato natural e fundamental para os bebês.
// Livro da Maternagem – 3ª edição
O livro da pediatra Thelma B. de Oliveira aborda temas que vão da gestação ao parto. O incentivo à amamentação é constante, bem como a compreensão das diversas etapas do desenvolvimento infantil. Também desenvolvemos campanhas contra abuso e maus tratos, com o lema Bater em criança é covardia. O livro conta com diversos colaboradores da área de pediatria. A obra também é ilustrada para tornar a leitura mais leve.
Café com Leite Materno
Data: 13/7
Horário: 19h
Local: Sesc Presidente Dutra – Setor Comercial Sul
Entrada Franca