Mostra Lixo é Quase Nada é aberta no Sesc Ceilândia
Mostra Lixo é Quase Nada é aberta no Sesc Ceilândia
'A mostra Lixo é Quase Nada foi aberta na manhã desta quinta-feira (25). A exposição é promovida pelo projeto Sesc Ciência, do Sesc-DF. O evento ocorre na unidade de Ceilândia até 22 de agosto, de segun...'
A mostra Lixo é Quase Nada foi aberta na manhã desta quinta-feira (25). A exposição é promovida pelo projeto Sesc Ciência, do Sesc-DF. O evento ocorre na unidade de Ceilândia até 22 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O objetivo é conscientizar alunos, professores e a comunidade em relação à problemática do lixo.
Durante a abertura, alunos do Centro de Orientação Sócio-Educativo da Ceilândia Norte visitaram a mostra e aprenderam sobre reciclagem, separação do lixo seco do lixo úmido e puderam fazer a estimativa de quanto lixo produziram desde o dia em que nasceram. “Aprendi muito na exposição. Vou chegar em casa e ensinar a minha mãe como precisamos separar o lixo”, disse o aluno do quinto ano do centro, Riquelme Fernandes, 10 anos, durante a oficina de reciclagem da qual participou com os colegas.
Segundo o diretor do Sesc-DF, José Roberto Sfair Macedo, a instituição investe em sustentabilidade e na educação ambiental para que as próximas gerações encontrem um planeta em boas condições e tenham boa qualidade de vida. “Os alunos que visitam a exposição chegam em casa e contam aos pais o que viram. Os professores disseminam o conhecimento entre os alunos que não puderam trazer à exposição. Por isso que realizar mostras como essa é importante”, afirmou durante a solenidade de abertura.
De acordo com a chefe da Unidade de Gestão de Ações de Sustentabilidade do Sesc-DF, Patrícia de Souza, são esperados mais de oito mil alunos na exposição. As escolas que desejarem visitar o evento devem agendar a visita pelo telefone (61) 3541-9119.
Exposição- Com o uso de painéis, maquetes, oficinas, seminários, vitrines e vídeos para elucidar o tema – de forma lúdica, interativa e interdisciplinar –, os visitantes visualizarão nos módulos algumas informações que permitem ampliar e questionar a compreensão sobre o lixo, o consumo e o aproveitamento de resíduos, com mediação de monitores. Discussões enriquecedoras poderão ocorrer durante a visitação, permitindo, especialmente aos alunos, a reconstrução de conceitos que embasam o estabelecimento de relação direta entre a os conteúdos vistos em sala de aula e os fenômenos cotidianos.
A exposição apresenta o amplo ciclo de formação e descarte do lixo: sua produção, destinação, tipos de resíduos e tratamentos. Mostra, também, o chamado “lixo” de outras formas, a partir do reuso, da reutilização e da reciclagem. A garrafa PET,por exemplo, pode se transformar em artesanato ou equipamento de sistema de aquecimento solar.
A própria exposição Lixo é quase nada é um exemplo. Produzida com materiais 100% recicláveis e reciclados, contém chapas de tetrapack e de madeira recicladas, estrutura em metalon (liga metálica feita a partir de peças de metal fundidas), e iluminação em LED, que promove a redução do consumo de energia.
O evento conta com fones de áudio-descrição para os visitantes com deficiência visual, hiperatividade, déficit de atenção e outros problemas que dificultam a visita e o aprendizado.
Visite a exposição !
Período: de 24/7 a 20/8
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Centro de Atividades Sesc Ceilândia
Entrada gratuita