Caminho de Navegação

Notícia

Moradores do Sol Nascente recebem os atendimentos da Vila Sesc Mais Saúde neste final de semana

'​​​​ O Sesc-DF deu inicio à ação social Vila Sesc+...'

Publicado em 03/10/2020 00h00 Atualizado em 03/10/2020 00h00
​​​​                                         
O Sesc-DF deu inicio  à ação social Vila Sesc+Saúde neste sábado, (3), na região administrativa Sol Nascente. Os atendimentos começaram às 9h da manhã e centenas de moradores  passaram por  exames preventivos, consultas médicas e testagem de covid-19. A expectativa é que neste final de semana cerca de 5  mil pessoas sejam atendidas no local, que está com a estrutura da Vila  montada no Setor ‘R’ CNR 1 conjunto A, trecho 3. O projeto estará no próximo final de semana, nos dias 17 e 18 no Itapoã, e dias 24 e 25 no Riacho Fundo 1. 
WhatsApp Image 2020-10-03 at 14.16.29.jpeg


  WhatsApp Image 2020-10-03 at 14.16.32.jpeg
Para acompanhar as atividades neste sábado estiveram presentes na ação social, o Presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, o diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, a diretora da área de Programas Sociais do Sesc-DF, Nina Fontes e autoridade políticas e militares.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, a ação social  reforça os trabalhos do Sesc-DF que está ativamente prestando assistência social, nas áreas de saúde e nutrição desde o início da pandemia ”Esse trabalho social do Sesc-DF é importante porque atende a comunidade mais vulnerável do Distrito Federal, principalmente neste momento de pandemia em que a maioria das pessoas nessas cidades não têm acesso à testagem e à assistência médica, que neste momento está voltada para os atendimentos aos doentes da pandemia. É uma experiência que estamos fazendo nas três cidades, e pretendemos que seja uma atuação permanente do Sesc-DF”, afirma Francisco Maia.
                               WhatsApp Image 2020-10-03 at 14.16.33 (1).jpeg

Moradora do Sol Nascente há 11 anos Rosineide Rodrigues Batista está desempregada há mais de quatro meses por conta da pandemia. Hoje na Vila Sesc Mais Saúde pôde fazer, pela primeira vez, a testagem para o novo coronavírus e o exame preventivo ginecológico.”Isso aqui é uma iniciativa maravilhosa, não tenho condições de pagar um exame, estou desempregada, tenho três filhos e não consegui atendimento antes”, conta a moradora do Sol Nascente.

Para a realização do projeto deste sábado no Sol Nascente o Sesc-DF contou  com o apoio logístico de 40 militares das Forças Armadas, Fuzileiros Navais de Brasília e do auxílio técnico da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal,  e ainda a Administração Regional. A ação reúne a atuação multidisciplinar de profissionais das coordenações de Assistência, Serviços de Alimentação e Nutrição, Serviços Odontológicos e Serviços Médicos e Educação em Saúde do Sesc-DF e das áreas de Logística e Administrativa da Instituição. O evento conta, ainda, com um laboratório parceiro, responsável pela  emissão de laudos de testes de COVID-19. 
                           Capa 03 Outubro.jpeg

No mês de outubro durante as ações da Vila Sesc Mais Saúde cerca de 15 mil moradores das cidades do Sol Nascente, Itapoã e Riacho Fundo 1 poderão usufruir dos testes da covid-19. No total serão 420  consultas realizadas e 900 mulheres atendidas com o exame preventivo.

O fluxo da Vila funciona  primeiro com a triagem realizada entre mulheres de 25 a 64 anos, e com filas: para a testagem e o preventivo; para testagem e as consultas e uma fila  apenas para a testagem. Todos recebem a entrega do lanche e do kit com máscara e preservativo. Os resultados dos exames ginecológicos de prevenção serão disponibilizados em até uma semana e os resultados dos testes para o novo coronavírus em até 24h.

A estrutura da ação contará com 20 pontos de coleta para testagem de covid, 4 consultórios para exames preventivos de ginecologia e 6 consultórios médicos. Além disso, os moradores receberão lanche e kit composto com máscara protetora  e preservativo.

Nos dias 17 e 18, a Vila irá funcionar no Itapoã em espaço público, atrás do restaurante comunitário e nos dias 24 e 25 de outubro acontecerá na Administração do Riacho Fundo 1. Sempre das 9h às 15h.
                                  ​