Caminho de Navegação

Notícia

Mesa Brasil Sesc promove encontro e mostra que já arrecadou mais de 1 milhão de quilos de alimentos no DF em 2019

' Foi realizado na tarde desta quarta-feira (13) o 17º encontro anual do programa de combate à fome e desperdício de alimentos Mesa Brasil Sesc. A atividade reuniu 250 pessoas na LBV (915 Sul...'

Publicado em 13/11/2019 00h00 Atualizado em 13/11/2019 00h00

Foi realizado na tarde desta quarta-feira (13) o 17º encontro anual  do programa de combate à fome e desperdício de alimentos Mesa Brasil Sesc. A atividade reuniu 250 pessoas na LBV (915 Sul). O encontro teve por objetivo dar transparência às ações realizadas pelo Programa Mesa Brasil no Distrito Federal em 2019. Durante a apresentação foram revelados os números de alimentos repassados pelas empresas doadoras e entregues às 251 entidades sociais cadastradas. A expectativa é que até o fim do ano 1,2 milhão de quilos de alimentos sejam arrecadados, um aumento de 30% com relação a 2018.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, abriu o encontro e agradeceu aos doadores. “Conseguimos sensibilizar novas pessoas para ajudarem ao Mesa Brasil e teremos muitas outras ações até o final do ano. O Mesa a partir de agora está contando com uma mobilização muito maior, estamos com mais parceiros É um programa de uma força social grande. É importante frisar que ainda existem pessoas no DF passando fome”, afirmou.

Segundo o diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, o trabalho intenso gerou resultados positivos. “A nova gestão deu um foco diferenciado ao Mesa Brasil. Nós procuramos trazer os empresários mais para perto da Fecomércio-DF como uma estratégia e acabamos fazendo isso com o Sesc também. O empenho acabou se refletindo nos números, fizemos um trabalho de divulgação intenso e agora estamos vendo resultados excelentes. Temos a certeza que ano que vem teremos números mais expressivos”, destacou.

Durante o encontro, os doadores e parceiros do Mesa Brasil foram homenageados com um prato simbólico. O embaixador do Mesa Brasil Sesc no DF e vice-presidente do Sindivarejista, Sebastião Abritta, foi um dos homenageados pelo seu trabalho de divulgação aos empresários. “As pessoas estão tendo cada vez mais confiança e vendo o trabalho sério que é feito pelo programa. Isso é só o início”, garantiu.

O encontro contou também com a apresentação da orquestra das crianças atendidas pela entidade social Casa Azul, de Samambaia e Riacho Fundo. A instituição é uma das beneficiadas com as doações do programa Mesa Brasil Sesc. O psicólogo especialista em Psicologia Organizacional, Social e de Trabalho, André Nonato, e a gerente de Negócios da Empresa Brasil de Comunicação, Ana Carolina Machado, palestraram durante a apresentação.

Sobre o Mesa Brasil – Atualmente, o banco de alimentos atende 64 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em 27 regiões administrativas. Ao todo, são 105 doadores e mais de 700 voluntários. O programa é uma rede nacional contra a fome e o desperdício de alimentos e tem como objetivo contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. É um programa de segurança alimentar e nutricional baseado em ações educativas e distribuição de alimentos.