Caminho de Navegação

Notícia

Inaugurada exposição sobre cultura japonesa no Sesc da 504 Sul

'O Sesc-DF, em parceria com a embaixada do Japão inaugurou neste sábado (23), na Galeria do Espaço Cultural Ary Barroso, no Sesc estação 504 Sul, a exposição “Japão: Reino dos personagens”. O objetivo d...'

Publicado em 23/11/2013 00h00 Atualizado em 23/11/2013 00h00

O Sesc-DF, em parceria com a embaixada do Japão inaugurou neste sábado (23), na Galeria do Espaço Cultural Ary Barroso, no Sesc estação 504 Sul, a exposição “Japão: Reino dos personagens”. O objetivo da amostra é difundir a cultura oriental, além de mostrar a história e a evolução dos quadrinhos japoneses, mais conhecidos como mangás. A exibição ficará aberta ao público de 25 de novembro a 10 de dezembro de 2013. De acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano do Sesc, Guilherme Reinecken, a exibição é de alto grau cultural para japoneses e brasileiros.

“Os personagens do Japão são conhecidos em todo o mundo, no Brasil eles também fazem história. São símbolos proeminentes de toda uma geração de personagens que nos acompanharam na infância e na juventude”, diz Reinecken. “O Sesc orgulha-se em colaborar com a embaixada do Japão e, dessa forma, proporcionar à população de Brasília a oportunidade de apreciar essa história tão rica e que movimenta milhões de reais no Brasil com vendas de produtos, como jogos, dvds e bonecos”, conclui.

O embaixador do Japão, Akira Miwa, também esteve presente e ressaltou a grande satisfação da parceria com o Sesc. “É uma alegria enorme ver personagens como o Astroboy e Ultraman que marcaram a minha infância fazer sucesso no outro lado do mundo. Agradeço ao Sesc por ceder espaço para a cultura japonesa abrir horizontes no Brasil.”

Durante a cerimônia de abertura, cerca de 20 jovens vestidos como personagens das histórias japonesas desfilaram para o público presente. “Sou fã de anime e mangás há muito tempo. A cultura japonesa é muito forte no Brasil, é muito interessante saber um pouco mais dos personagens na exposição que está muito legal, vale a pena conferir e estudar um pouco esse universo enorme”, explica Henrique Thomsen, que se vestiu do personagem Shin, do mangá Nana, que já vendeu mais de 22 milhões de cópias em todo o mundo.

Quem visitar a exposição encontrará respostas para perguntas como: o que é um personagem? Como ele se torna popular? Que tipo de sociedade esses personagens refletem e que tipo de influência eles podem exercer sobre ela? E, finalmente, para onde caminha a cultura dos personagens japoneses? O futuro dos personagens no Japão contemporâneo também é retratado na exposição.

Serviço
Período: 25/11 a 10/12
Horário: das 8h às 18h
Telefone para agendamento de escolas: 3217-9118
Classificação indicativa: Livre

alt

Foto: Armando Salmito/Sesc-DF