Caminho de Navegação

Notícia

Inauguração da exposição sobre o artesanato japonês

'O Sesc, em parceria com a Embaixada do Japão, realizou na noite desta quarta-feira (8), na unidade da 504 Sul, a cerimônia de abertura da exposição itinerante Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas....'

Publicado em 08/10/2014 00h00 Atualizado em 08/10/2014 00h00

O Sesc, em parceria com a Embaixada do Japão, realizou na noite desta quarta-feira (8), na unidade da 504 Sul, a cerimônia de abertura da exposição itinerante Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas. A inauguração contou com a presença do presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana, e do ministro Encarregado de Negócios da Embaixada do Japão, Takahiro Nakamae. A mostra ficará aberta para visitação de 9 a 29 de outubro, das 8h às 18h. A entrada é franca e a classificação indicativa é livre.

Segundo o presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana, a exposição representa um intercâmbio cultural. “O Sesc tem promovido diariamente a cultura no Distrito Federal e temos a honra de manter pela segunda vez consecutiva esse apoio de tamanha relevância com a Embaixada do Japão. A parceria possibilita o desenvolvimento de ações culturais que beneficiam a população. É uma maneira de conhecer mais sobre o país do continente asiático e poder vivenciar o artesanato de técnicas tradicionais e materiais típicos de várias regiões do Japão”, contou.

O ministro Encarregado de Negócios da Embaixada do Japão, Takahiro Nakamae, ressaltou o papel do Sesc para a realização da mostra. “Apresentamos utensílios tradicionais criados ao longo dos anos. Os objetos representam a história e arte desenvolvida por artesões japoneses. O Sesc proporcionou que esse projeto fosse realizado em um espaço com estrutura excelente. Agradecemos a parceria, com a ajuda da instituição conseguimos mostrar vários aspectos da nossa cultura”, avaliou.

Brasília é a terceira cidade a receber a exposição itinerante. São 92 obras que apresentam um recorte do artesanato japonês, sob o olhar das tradições e técnicas adotas pelos artesões, demonstrando a habilidade e criatividade de seus trabalhos. A mostra é composta por objetos práticos com toques de beleza produzidos em cerâmica, bambu, madeira, papel e técnicas com tingimento de tecidos. A coleção faz parte do Ciclo da Cultura Japonesa 2014 e pertence ao acervo da Fundação Japão.

Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas
Período: 9 a 29 de outubro
Horário: 8h às 18h
Local: Sesc 504 Sul
Entrada franca