Caminho de Navegação

Notícia

Falcão, Manoel Tobias e Vanessa Pereira prestigiam lançamento do projeto Escolinha de Futsal

'O lançamento oficial do projeto social Escolinha de Futsal – uma parceria entre Sesc-DF, Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e Correios – lotou o Teatro Sesc Newton Rossi, na tarde desta...'

Publicado em 18/04/2013 00h00 Atualizado em 18/04/2013 00h00

O lançamento oficial do projeto social Escolinha de Futsal – uma parceria entre Sesc-DF, Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e Correios – lotou o Teatro Sesc Newton Rossi, na tarde desta quinta-feira (18). Em torno de 400 pessoas participaram da solenidade, que contou com a presença dos três maiores nomes do Futsal Brasileiro: Falcão, Manoel Tobias e Vanessa Pereira. Na ocasião, foi assinado um aditivo ao contrato acrescentando mais 50 vagas, o que resultará em 150 crianças atendidas pela escola.

 

O presidente do Conselho Regional do Sesc-DF, Adelmir Santana, disse que o projeto faz parte da missão da entidade. “Um dos pilares de trabalho do Sesc-DF é o esporte e aliado a ele a educação e o desenvolvimento social. Esta é uma iniciativa que une todos estes itens e que certamente colaborará para o futuro promissor destas crianças. Quem sabe não estão aqui os novos destaques do esporte brasileiro?”.

O presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos, acredita que a Escolinha de Futsal é uma prova de que a modalidade tem alcançado o seu espaço. “Vi ao longo dos anos o governo se preocupando somente em fomentar outras áreas profissionais que não o esporte. E por ironia temos grandes atletas sendo muito bem pagos. Precisamos oferecer oportunidade para estas crianças de baixa renda”, afirmou.

Falcão, que causou alvoroço entre os alunos da Escolinha, agradeceu a oportunidade por fazer parte do projeto. “É muito bom ver pais e filhos aqui acreditando no Futsal. O meu conselho é que cada um aqui se dedique e não esqueça de estudar”, pontuou. A jogadora Vanessa Pereira, considerada por três anos seguidos como a melhor do mundo, afirmou que o futsal feminino ainda precisa de visibilidade, mas que estar ali representando todas as mulheres que praticam a modalidade é uma honra. “Aproveitem a oportunidade de ter um futuro brilhante”, disse. Manoel Tobias, que também se destacou no Futsal e hoje é o assistente técnico da seleção brasileira, lembrou que foi descoberto também em uma ação social e que acredita na seriedade da parceria.

Sobre a Escolinha de Futsal

A iniciativa, que tem como objetivo a inclusão social e a democratização do acesso ao esporte, teve início em fevereiro deste ano, com 100 vagas para alunos da rede pública de ensino, na faixa etária entre 8 e 13 anos. Todos os contemplados foram avaliados pelas assistentes sociais do Sesc-DF como pertencentes a famílias de baixa renda e em estado de vulnerabilidade social e são de cinco escolas da região da Ceilândia. As aulas ocorrem às terças e quintas-feiras, no Sesc Ceilândia, sempre nos contraturnos do horário escolar. Além de usufruírem da infraestrutura de esporte, cultura e saúde, as crianças também recebem uniformes, lanches e fazem exames laboratoriais.

“Este projeto alcança vários objetivos. Em primeiro lugar, o Sesc reforça seu caráter social em ajudar cada vez mais pessoas quem não tem oportunidades. Em segundo lugar, acreditamos na importância das parcerias que são firmadas com projetos desse tipo e com instituições que possuem credibilidade. E, em terceiro, fomentamos a prática do esporte, abrindo caminhos para o futuro destas crianças”, afirma o coordenador de Esporte e Lazer do Sesc-DF, Carlos Augusto Silva.

Foto: Cristiano Costa