Exposição ‘Vias do Coração’ é atração na unidade do Sesc de Ceilândia
Exposição ‘Vias do Coração’ é atração na unidade do Sesc de Ceilândia
'Um “coração gigante”, com mais de dois metros de altura, simulando o ritmo das batidas de um coração em variadas situações, desde quando uma pessoa está dormindo até quando ela está assistindo a uma de...'
Um “coração gigante”, com mais de dois metros de altura, simulando o ritmo das batidas de um coração em variadas situações, desde quando uma pessoa está dormindo até quando ela está assistindo a uma decisão do campeonato do seu time, é uma das atrações da exposição “Vias do Coração”, que será apresentada em Ceilândia como uma iniciativa do Museu da Vida e do Programa Sesc Ciência. Os moradores da região poderão ver as novidades da mostra, inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências. Na unidade do Sesc de Ceilândia uma série de novidades serão organizadas em nove estações, combinando conteúdo, jogos eletrônicos, atrações e atividades monitoradas com objetivo de divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a prevenção de doenças cardiovasculares. A exposição, cuja temporada será de 21 de agosto a 23 de setembro, é resultado da parceria do Museu da Vida, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC), um centro de memória da Fiocruz no Rio de Janeiro, com o Grupo Sanofi. Criada em 2008, já foi vista por mais de 150 mil pessoas.
A mostra é lúdica, interativa e tem formato compacto. Convida o visitante a conhecer aspectos importantes da saúde e conta, também, com brincadeiras. Temas sobre pressão arterial e a importância da boa alimentação, aliada à prática de atividades físicas, serão abordados em “Vias do Coração”, que também exibe vídeos educativos produzidos pela agência norte-americana The Visual MD, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D.
Outra atração da mostra é a Estação Diabetes. Ela aborda um importante fator de risco à saúde do coração. A estação é composta por três módulos com informações sobre prevenção, controle e consequências do diabetes e dicas para melhorar a qualidade de vida do paciente. O visitante é convidado a conhecer duas atividades: um modelo interativo que trata do impacto do diabetes no corpo humano e o prato gigante, que tem como objetivo orientar o público, especialmente o infantil, a compor refeições saudáveis e equilibradas. As diferenças entre diabetes tipo 1 e 2, o que é pré-diabetes ou hipoglicemia e por que é fundamental cuidar dos pés do paciente com a doença são assuntos que fazem parte da exposição. Ela reúne várias informações para que se entenda o processamento da glicose no organismo. Na mostra, é possível saber o valor da boa alimentação e dos exercícios para prevenir e controlar o diabetes, bem como acompanhar uma retrospectiva histórica acerca da descoberta da insulina e seu reflexo na vida de milhões de pessoas no mundo.
“Problemas no coração ainda são a principal causa de morte no Brasil, sendo que a maioria poderia ser tratada ou prevenida”, afirma Patricia Souza, chefe da unidade de Gestão e Ações de Sustentabilidade do Sesc-DF. Patricia destaca ainda a importância dessa exposição para alertar sobre o impacto de doenças crônicas relacionadas ao coração. “É exigido um novo olhar e enfoque sobre a questão, por isso tornam-se cada vez mais necessárias iniciativas como a dessa exposição que possam reduzir os impactos das doenças”, finaliza.
Serviço
Exposição Vias do Coração
Temporada: 26/08 a 23/09/2016.
Local: Unidade do Sesc de Ceilândia
Horário: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h
Mais informações: (61) 3451-9119 | 3451-9115 | 9.8455-2836