Caminho de Navegação

Notícia

Experiência do Sesc com merenda escolar integra a programação do I Seminário Distrital de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nas Escolas

'Na manhã desta quarta-feira (20), a nutricionista do Sesc-DF, Mariana Botelho, representou a instituição no I Seminário Distrital de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nas Escolas. O evento, p...'

Publicado em 20/11/2019 00h00 Atualizado em 20/11/2019 00h00

Na manhã desta quarta-feira (20), a nutricionista do Sesc-DF, Mariana Botelho, representou a instituição no I Seminário Distrital de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nas Escolas. O evento, promovido pelas Secretarias de Educação e Saúde do Governo do Distrito Federal, aconteceu na Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). O seminário teve como objetivo sensibilizar o cenário escolar quanto à importância da promoção da educação alimentar e nutricional e da oferta de uma alimentação adequada e saudável para os estudantes.

Cerca de 200 pessoas estavam presentes entre membros do conselho de saúde e da vigilância sanitária do governo do Distrito Federal, membros da Câmara Legislativa envolvidos com segurança alimentar, além de representantes do Ministério da Saúde.

Na ocasião, a nutricionista falou sobre  a experiência do Sesc-DF com a  merenda escolar – tida como uma referência em alimentação saudável –  bem como as atividades de educação nutricional desenvolvidas nas escolas do Sesc-DF, a exemplo dos alimentos plantados na horta da escola que são utilizados para a preparação da merenda.

Segundo Mariana Botelho, todo o cardápio é pensado minuciosamente de forma a oferecer aos estudantes uma alimentação balanceada, nutritiva e saborosa.  “Para ser ideal, a refeição precisa ter todos os grupos alimentares. As proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, além de frutas e verduras sempre frescos e conservados são sempre incluídos na merenda das crianças”, explica a nutricionista.

O Sesc-DF oferece diariamente 2,6 mil lanches para os alunos da Educação Infantil e Fundamental. Para a coordenadora de Serviços de Alimentação e Nutrição do Sesc-DF, Sabrina Alves, o lanche escolar dever ser fonte de nutrientes, e não servir só para matar a fome das crianças.

(Com colaboração e texto de Luciane Zorzin)