Espaço Maker do Sesc-DF une tecnologia e educação na prática
Caminho de Navegação
Notícia
Espaço Maker do Sesc-DF une tecnologia e educação na prática
'Alunos da rede EDUSESC contam com o Espaço Maker para atividades práticas e uso de tecnologias, como impressoras 3D que possibilitam aos estudantes dar forma a suas criações e desenvo...'
Publicado em 20/07/2021 00h00Atualizado em 20/07/2021 00h00
Compartilhe:
Alunos da rede EDUSESC contam com o Espaço Maker para atividades práticas e uso de tecnologias, como impressoras 3D que possibilitam aos estudantes dar forma a suas criações e desenvolver projetos, conhecer equipamentos, ações e efeitos dos conceitos de física que antes só eram vistos nos livros, em conteúdo teóricos.
Em média, o espaço recebe 150 alunos por semana que usufruem de toda estrutura e maquinários para os estudos. Os trabalhos desenvolvidos no Espaço Maker vão desde atividades práticas das disciplinas escolares, passando por projetos de robótica e automação até decoração para eventos nas escolas.
Na unidade educacional EDUSESC Taguatinga Norte o ambiente inovador e criativo, se integra ao currículo escolar, e cada atividade desenvolvida têm um objetivo pedagógico. O professor do Espaço Maker, William Caetano Garcia da Silva explica que Lab Maker é um local onde os estudantes vêm para botar a “mão na massa” e dão vazão a criatividade. Além disso, o espaço atende as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A gente tem alguns princípios como: colaboração, trabalho em equipe, sustentabilidade, em que tentamos reaproveitar tudo, autonomia para pensar nos projetos. Bem no que a BNCC recomenda que é ter o aluno como protagonista”, explica o professor.
No quesito sustentabilidade, todo o material utilizado é retirado dos pontos de coleta nas unidades Sesc-DF. Willian explica que os estudantes são estimulados a conhecer todo o funcionamento dos equipamentos eletrônicos e exercitam simultaneamente a prática da reciclagem e respeito ao meio ambiente durante os estudos.
“A gente tira tudo do lixo eletrônico do Sesc-DF. Tudo serve como material. Se a gente não consegue colocar o material para funcionar a gente aproveita peças dele ou usa para estudos. Aqui a gente tem o Física Investiga. A gente vem para cá, desmonta o aparelho para os meninos aprenderem como é que funciona o equipamento e a eletrônica. É uma alegria só, eles gostam muito e interagem e aprendem muito”, reforça William da Silva.
Outro diferencial que o Espaço Maker proporciona, é a possibilidade de que os projetos desenvolvidos pelos alunos sejam selecionados, testados e expostos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A 18ª edição, que vai ocorrer entre os dias 2 a 8 de outubro, terá como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.
Pensando no futuro
Para o professor de física do Espaço Maker, Esdras Santos de Oliveira, que leciona matérias como Física, Empreendedorismo e Informática, o projeto desponta no quesito preparo dos alunos para vestibulares. O professor de física explica que as vivências por meio de testes, uso da tecnologia e o manuseio das peças nos estudos colaboram com os alunos do Edusesc na hora de resolver questões.
“A questão do vestibular é para eles entenderem conceitualmente como é que funcionam as coisas. Não adianta só resolver conta. Hoje, as questões do Enem e diversos vestibulares não estão mais cobrando só o cálculo. Eles estão cobrando a interpretação dos fenômenos e para eles compreenderem eles precisam ter um contato diferenciado, que muitas vezes o livro não dá. E para isso, esse espaço é extremamente rico. Os alunos do Edusesc são privilegiados por contar com ferramentas e maquinários que propiciam o desenvolvimento de vários produtos por aqui”, explica o professor.
Saiba mais
A estrutura do Espaço Maker é capaz de atender todas as disciplinas que constam no currículo educacional oferecidas pelo Edusesc. No local é possível encontrar equipamentos como:tecidos, itens de papelaria, kits de montagem tipo Lego, impressoras 3D, cortadoras laser e plataforma arduíno (programa aberto de prototipação eletrônica).
Educação do Serviço Social do Comércio – mantém o compromisso de oferecer educação de qualidade e contribuir para a formação da sua clientela.
O espaço educativo é centrado em objetivos amplos, relacionados à construção de valores e informações que favoreçam o desenvolvimento global da consciência e da comunicação, integrando, dentro de uma totalidade, os vários níveis de conhecimento e expressão.
O currículo escolar, associado à orientação filosófica do Sesc, envolve e propõe modos distintos de encarar o homem e a sociedade, de conceber o processo de transmissão e elaboração do conhecimento e de selecionar elementos da cultura com que a escola objetiva trabalhar, ressignificando os conteúdos escolares.
Nossos Diferenciais
Infraestrutura completa
Proposta pedagógica inovadora
Aprendizado além da sala de aula
Valores e formação para a vida
Acesso à estrutura do Sesc
Projeto Bilíngue com a Casa Thomas Jefferson
ENSINO REGULAR
Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano (EDUSESC Taguatinga, EDUSESC Ceilândia, EDUSESC Gama).
Ensino Fundamental II (EDUSESC Taguatinga e EDUSESC Gama).