EduSesc recebe lançamento do projeto Procon Mirim
EduSesc recebe lançamento do projeto Procon Mirim
'Com o objetivo de conscientizar os alunos para o consumo e orientar sobre os direitos do cliente, a escola do Sesc, a EduSesc, localizada em Ceilândia, recebeu na manhã desta sexta-feira (25), o ...'
Com o objetivo de conscientizar os alunos para o consumo e orientar sobre os direitos do cliente, a escola do Sesc, a EduSesc, localizada em Ceilândia, recebeu na manhã desta sexta-feira (25), o lançamento do projeto Procon Mirim. A iniciativa visa mostrar de maneira divertida e didática materiais que estimulem a educação financeira desde a infância. O tema servirá para tratar dentro de sala de aula ações comuns do dia a dia, como ir ao supermercado, usar o cartão de crédito ou comprar pela internet, com orientações práticas.
No total 300 crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram do evento. A atividade contou com a distribuição de revistas em quadrinhos que explicam como planejar o consumo. Além disso, o palhaço Apagão cantou músicas didáticas e o grupo de percussão do Centro de Ensino 16 de Ceilândia foi convidado para animar a criançada.
Segundo o gerente da unidade do Sesc Ceilândia, Edson Gil Marques, a proposta da ação foi apresentar para os alunos os princípios da relação de consumo. “A missão é desenvolver a capacidade financeira das crianças e transformá-las em futuros consumidores conscientes”, explicou. O diretor geral do Procon, Todi Moreno, ressaltou o papel do Sesc na educação. “A ideia é que as crianças saibam se proteger dos conflitos de consumo. Após seis anos de parceria, escolhemos a EduSesc para lançar o projeto, pois como tratamos de consumidores queremos começar com o público comerciário”, contou.
A educação para o consumo é um dos direitos que está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Por isso, para o calendário de 2014, todas as unidades da EduSesc já se comprometeram a inserir na grade curricular a disciplina Educação Financeira. “Queremos contribuir para que os alunos estejam mais informados. Trabalhando em conjunto com a família, desejamos que as crianças levem para o resto da vida a consciência no consumo”, explicou a diretora pedagógica da EduSesc Ceilândia, Andréa Moura André. A pequena Rafaela Monteiro, 11 anos, já faz compras com pais e prometeu praticar o que será ensinado. “Sempre gostei de economizar, vou levar para casa tudo que a gente aprender aqui na escola”, disse animada.