Caminho de Navegação

Notícia

Doações do Mesa Brasil são auditadas por órgãos de controle e detalhadas em relatórios transparentes e periódicos

'O Mesa Brasil Sesc é um programa nacional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Implementado em 2003 no Distrito Federal, o Mesa atende atualmente mais de 65 mil pessoas em 282 entidades soc...'

Publicado em 07/04/2020 00h00 Atualizado em 07/04/2020 00h00

O Mesa Brasil Sesc é um programa nacional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Implementado em 2003 no Distrito Federal, o Mesa atende atualmente mais de 65 mil pessoas em 282 entidades sociais cadastradas no DF. Toda a contabilidade das arrecadações e distribuições de alimentos são inseridas diariamente no balanço de doações atualizado pela equipe do programa. Esses dados compõem um relatório de gestão e são encaminhados todos os meses para apreciação do Conselho Regional do Sesc e periodicamente ao Conselho Fiscal do Departamento Nacional do Sesc. Além disso, anualmente a instituição passa por auditoria de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União.

O programa Mesa Brasil não apresenta nenhuma pendência em relação à prestação de contas. “Não temos nenhum histórico de problemas com relação às doações e distribuição dos alimentos. O Sesc cadastra entidades sociais devidamente registradas por meio de documentação que demonstram o interesse social. O Mesa Brasil integra a prestação de contas do Sesc-DF e um relatório é apresentado todos os meses ao Conselho Fiscal da instituição. Somos auditados também pelo Tribunal de Contas da União, pela Controladoria-Geral da União, por uma auditoria independente e pela própria controladoria interna. Atualmente, não temos nenhuma pendência”, explica o chefe da Controladoria Interna do Sesc-DF, Valdir Agapito Teixeira.

O programa Mesa Brasil Sesc recebe doações de alimentos e itens básicos. Pega onde sobra (supermercados, distribuidoras, eventos) e entrega onde falta, para quem mais precisa (entidades sociais cadastradas). Com as doações do Festival Fome de Música, o programa vai lidar agora com transações financeiras para realizar a distribuição dos valores. Está sendo estudada a integração dos demais estados na entrega das doações. A distribuição para os diferentes estados será feita mediante as regras do Departamento Nacional do Sesc. Para isso, foi criada uma conta bancária especial no Banco de Brasília (BRB) para receber as doações em dinheiro que serão destinadas ao programa Mesa Brasil. Todo o valor servirá para a compra de alimentos e vai integrar a prestação de contas da instituição. “Será um processo amplamente transparente do recebimento de recursos até a sua destinação periódica e final. Vamos disponibilizar no portal esses números para que a sociedade e órgãos de controle tenham acesso”, adianta Valdir Agapito.