Conheça os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura
Conheça os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura
'Os vencedores da edição 2016 do Prêmio Sesc de Literatura nas categorias Poesias Carlos Drummond de Andrade e Contos Infantis Monteiro Lobato foram revelados em cerimônia na noite desta quinta-feira (0...'
Os vencedores da edição 2016 do Prêmio Sesc de Literatura nas categorias Poesias Carlos Drummond de Andrade e Contos Infantis Monteiro Lobato foram revelados em cerimônia na noite desta quinta-feira (04), no Teatro Ary Barroso (Estação Sesc 504 Sul). Mais de setecentos trabalhos de todo o Brasil concorreram ao prêmio. Os três primeiros colocados receberam troféu e premiação em dinheiro, num total de R$ 9 mil. Além disso, 50 textos (15 contos e 35 poesias) selecionados pela comissão julgadora vão compor ainda uma coletânea de livros, produzidos e publicados pelo Sesc.
O presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana, realizou a abertura da solenidade e contou que a instituição realiza a premiação desde 2003. “O prêmio é uma forma que o Sesc tem incentivar novos talentos que buscam se lançar no mercado. Percebemos que os escritores se sentem estimulados e reconhecidos a cada edição. Para nós é muito gratificante poder proporcionar essa chance de divulgar nacionalmente os trabalhos dos participantes”, assegurou.
O ilustrador, músico e escritor Ivan Zigg foi o convidado especial da noite e fez uma intervenção entre as entregas dos prêmios. Zigg, que já ganhou um Prêmio Buriti, destaca a iniciativa do Sesc. “Adoro ver uma instituição dar voz àqueles que muitas vezes escrevem apenas em seus diários. Essa premiação é uma oportunidade para novos escritores serem descobertos”.
Já vencedor do Prêmio Poesias Carlos Drummond de Andrade, o catarinense Leonardo Gazzoni, parabenizou o Sesc pela iniciativa e destacou emocionado a importância do reconhecimento. “É uma honra receber este prêmio de uma instituição presente em todo o Brasil e lembrada por estimular a cultura. O Sesc sai na frente com essa iniciativa”, afirmou.
Por fim, o vencedor da categoria Contos Infantis Monteiro Lobato, Pedro Roitman, recebeu o prêmio em casa. “Estou muito feliz com essa oportunidade e vencer me dá mais combustível para continuar escrevendo. Fiz essa história para minha filha e dividir com minha família e amigos este momento na minha cidade, foi muito especial”, contou.
Conheça os vencedores:
Poesias Carlos Drummond de Andrade
1º lugar – O inventor – Leonardo Gazzoni (Santa Catarina)
2º lugar – Memórias da pele – Elisangela Aparecida Pereira (Rio de Janeiro)
3º lugar – Tempus edax rerum – Edelson Nagues (Distrito Federal)
Contos Infantis Monteiro Lobato
1º lugar – O pingo medroso – Pedro Roitman (Distrito Federal)
2º lugar – Um presente para o Rei – Monica Barbosa Costa (Ceará)
3º lugar – Vovó Marina, Marcela e o mar – Carla Carvalho Alves (São Paulo)