Conheça a história do jovem músico que participa do projeto Orquestra de Metais do Sesc
Conheça a história do jovem músico que participa do projeto Orquestra de Metais do Sesc
' O Sesc atua em todo o Brasil e desenvolve projetos que fortalecem a produção musical de diferentes regiões. Dessa forma, oferece programações pautadas na diversidade de gêneros e estilos musicais, bem...'
O Sesc atua em todo o Brasil e desenvolve projetos que fortalecem a produção musical de diferentes regiões. Dessa forma, oferece programações pautadas na diversidade de gêneros e estilos musicais, bem como ações como cursos e oficinas, que possibilitam a qualificação de profissionais da área e o aprendizado de estudantes. E foi justamente em um dos projetos abraçados pelo Sesc-DF, que o jovem músico Pedro Augusto da Silveira, de 23 anos, se destacou.
Por meio da Orquestra de Metais e Percussão do Sesc-DF, Pedro atua há mais de 11 anos. Nesse período, ele desenvolveu habilidades que, segundo ele, certamente não conseguiria sozinho. E foi além, se tornou referência para outros alunos. “Esse projeto musical me ajudou a desenvolver habilidades que certamente sozinho eu teria tido muita dificuldade, como por exemplo: melhorei bastante minha coordenação motora, capacidade de me concentrar em mais de uma coisa ao mesmo tempo e me ajudou a construir uma relação social com meus amigos, fazendo superar a timidez.”, explica Pedro.
O projeto da Orquestra de Metais existe desde 2005 e começou no Sesc-DF em 2017, com o Professor e Maestro Altair Paulo da Silva. De lá pra cá, foram várias apresentações e descobertas de novos talentos. Para Pedro, que acompanha o maestro da orquestra desde 2007, o projeto mostra que com dedicação e responsabilidade é possível obter sucesso na área que gosta. “Hoje me vejo com uma responsabilidade maior e até para dar exemplo aos iniciantes e mostrar que com dedicação e responsabilidade é possível alcançar seus objetivos na área que gosta, seja por lazer ou trabalho”.
Sargento temporário do Exército, Pedro costuma estudar música e praticar atividades físicas nas horas vagas. Os ensaios da orquestra acontecem aos sábados, na unidade de Taguatinga Sul, para integrantes em nível intermediário ou avançado, tanto para jovens como para adultos. Também há duas turmas iniciantes, que acontecem de segunda e sexta-feira, no contra turno escolar. O projeto voltado para iniciantes oferece vagas para jovens de 12 a 17 anos, preferencialmente de escola pública. As aulas são gratuitas. Não precisa ter o instrumento e não é necessário conhecimento musical prévio.