Confira os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2017
Confira os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2017
'Os vencedores da edição 2017 do Prêmio Sesc de Literatura nas categorias Contos Machado de Assis e Crônicas Rubem Braga foram revelados em cerimônia na noite desta quinta-feira (26), no Teatro Ary Barr...'
Os vencedores da edição 2017 do Prêmio Sesc de Literatura nas categorias Contos Machado de Assis e Crônicas Rubem Braga foram revelados em cerimônia na noite desta quinta-feira (26), no Teatro Ary Barroso (Estação Sesc 504 Sul). Mais de 1.300 trabalhos de todo o Brasil concorreram ao prêmio. Os três primeiros colocados receberam troféu e premiação em dinheiro, num total de R$ 9 mil. Além disso, 30 textos (15 contos e 15 crônicas) selecionados pela comissão julgadora vão compor ainda uma coletânea de livros, produzidos e publicados pelo Sesc.
Representando o presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana, o chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano, Guilherme Reinecken, realizou a abertura da solenidade e contou que a instituição realiza a premiação desde 2003. “O Sesc promove esse evento por entender que o prêmio contribui para o desenvolvimento cultural local e nacional, além de contribuir para a formação de novos talentos da escrita”. Guilhrme reforçou que o Sesc tem sempre a preocupação de fomentar todas as vertentes das artes. “O Sesc vem cumprindo seu compromisso de fomentar a cultura, porque acreditamos que a arte transforma as pessoas”.
O vice-campeão da categoria Contos Machado de Assis, o brasiliense Vitor de Melo, parabenizou o Sesc pela iniciativa. “É uma honra receber este prêmio do Sesc, uma instituição presente em todo o Brasil e lembrada por estimular a literatura”, afirmou. Já o vencedor da categoria Crônicas Rubem Braga, Antônio Pereira, veio de Minas Gerais para receber o prêmio e destacou a importância do reconhecimento para o escritor. “Me sinto honrado de estar aqui hoje, pois essa é uma oportunidade singular que dá espaço para os autores que querem levar seus textos para além da família e amigos”, afirmou. Ficando com o segundo lugar, o paulista Carlos Bruni Fernandes, que já foi premiado nacional e internacionalmente por seus textos, reiterou a importância de concursos literários. “O Sesc-DF sai na gente com essa iniciativa. Pra mim é uma honra estar entre os 3 melhores dentre tantos escritores talentosos”, finaliza.
Desde 2003, todas as edições dos Prêmios Culturais do Sesc-DF são realizados no Sesc da 504 sul. A frente da unidade, a gerente Critina Nogueira explica que a cada ano o evento vem crescendo. “O interesse dos artistas vem numa crescente, tanto é que se compararmos a 2016, o números de inscrições para o prêmio de Contos e Crônicas dobrou”.
Juliana Valadares, coordenadora de Ações Culturais, lembra outro aspecto importante do Prêmio. “Fora o Sesc Nacional, que realiza o prêmio de literatura na categoria romance, o Sesc-DF é o único, entre todas as unidades da federação, que realiza um evento dessa natureza”.
Confira os vencedores:
Contos Machado de Assis
1º lugar – “Ele é só um menino” – Tiago Raul Feijó Silva, de São Paulo
2º lugar – “Paralelas” – Vitor Coelho Camargo de Melo, do Distrito Federal
3º lugar – “O soco no estômago” – Veronica Torres Gurgel, do Rio de Janeiro
Crônicas Rubem Braga
1º lugar – “O último desejo” – Antônio Francisco Pereira, de Minas Gerais
2º lugar – “No tempo dos valentes” – Carlos Bruni Fernandes, de São Paulo
3º lugar – “Lembranças com cheiro de bolo quente” – Fernanda Rodrigues de Oliveira, de São Paulo