Caminho de Navegação

Notícia

Colônia de Férias Social do Sesc beneficiou 400 crianças carentes

'Crianças e adolescentes participaram, de forma gratuita no período das férias escolares, da primeira Colônia de Férias Social do Sesc-DF. As atividades duraram uma semana com direito a jogos cooperativ...'

Publicado em 24/07/2017 00h00 Atualizado em 24/07/2017 00h00

Crianças e adolescentes participaram, de forma gratuita no período das férias escolares, da primeira Colônia de Férias Social do Sesc-DF. As atividades duraram uma semana com direito a jogos cooperativos e pedagógicos, recreação, dança, dinâmicas em grupo, teatro, brincadeiras, passeio ao planetário e práticas de esportes nas dependências da instituição. As ações desenvolvidas tiveram como objetivo oferecer ensino de qualidade e muita diversão para crianças com vulnerabilidade social. As atividades foram realizadas nas unidades de Taguatinga Sul, Ceilândia, Gama e 913 sul, entre os dias 17 e 21 de julho.

O Sesc ofereceu muita educação, cultura e diversão, de forma gratuita, no período das férias escolares. Tudo isso foi possível na Colônia de Férias Social. A ação ofereceu 400 vagas para crianças de seis a 12 anos, que passaram por uma avaliação pela assistência social do Sesc. Para ter acesso gratuitamente ao programa, foi necessário que as famílias comprovassem renda de até três salários mínimos.

A instrutora responsável pela recreação do Sesc em Ceilândia, Flávia Maria de Souza, avaliou a primeira experiência da Colônia de Férias Social como um sucesso. Segundo ela, a instituição promoverá outras edições. “Nós precisávamos de um projeto social como esse. De cara já deu super certo porque estamos fazendo para quem realmente precisa. É gratificante ver o brilho nos olhos das crianças. Essas crianças não possuem só carência material e financeira. É afetiva também. Isso mexe com qualquer um e nos deixa feliz com esse trabalho gratificante”, avalia Flávia de Souza.

 

Pais e filhos

E para encerrar as atividades da colônia, na sexta-feira (21), a programação na unidade de Ceilândia contou com uma festa junina, comidas típicas e brinquedos infláveis. Na ocasião, os pais foram convidados para celebrar o encerramento da primeira edição do programa. Maria Sueli de Souza, de 32 anos, é mãe de Murilo Anderson de Souza, 6 anos, e de Ítalo de Souza, 11 anos. Os dois foram selecionados e participaram da colônia todos os dias. Presente na festa de encerramento, Maria pediu por mais oportunidades como essa para seus filhos e para outras crianças. “É um projeto que valoriza nossas crianças. Meus filhos ficaram encantados. Eles tiveram a oportunidade de conhecer lugares que eles até então não conheciam, como o planetário, por exemplo. Essa felicidade deles me deixou extremamente contente com o que o Sesc proporcionou nas férias dos meus filhos”, disse Maria.

Já as crianças aproveitaram as atrações para se despedirem da colônia. “Gosto da brincadeira que fala do papai e da mamãe. Gostei também de poder ficar na piscina e de conhecer o Planetário”, falou o pequeno Murilo, se referindo às atividades que estimulam o vínculo familiar. Morador da Ceilândia, ele e o irmão Ítalo participaram de todas as atividades.

A enfermeira Lena Machado, 32 anos, moradora de Ceilândia, é uma das mães que conseguiu uma vaga para o filho, Vitor Eduardo Machado, de 7 anos. Adepta a colônias de férias, Lena garante que a proposta foi realizada com profissionais atenciosos. “Meu filho é filho único. Então, ele não tem outras crianças pra se relacionar nesse período sem aula. A colônia de férias do Sesc foi super importante para ele se relacionar e vencer a timidez. Ele chegava todo dia em casa contando as novidades e ansioso pelo dia seguinte”, disse Lena.