Clássicos de todos os tempos embalam comemoração aos 71 anos do Sesc
Clássicos de todos os tempos embalam comemoração aos 71 anos do Sesc
'Inspirados na proposta de combinar sempre um clássico da história da música popular brasileira com a produção contemporânea, a Sociedade de Concertos de Brasília (SCB) apresentou no sábado (16), em com...'
Inspirados na proposta de combinar sempre um clássico da história da música popular brasileira com a produção contemporânea, a Sociedade de Concertos de Brasília (SCB) apresentou no sábado (16), em comemoração aos 71 anos do Sesc, clássicos de grandes filmes além de músicas marcantes no Brasil e no mundo. Com entrada gratuita, o público lotou o teatro Sesc Newton Rossi, na unidade de Ceilândia. O espetáculo teve direção musical e regência do maestro português Osvaldo Ferreira.
O concerto foi executado por uma orquestra formada com músicos de Brasília, contemplando as principais expressões musicais latino-americanas, como tango, fado, mambo, fandango, operetas e música popular brasileira. O diretor regional do Sesc-DF, José Roberto Sfair Macedo, esteve presente durante a apresentação e comemorou o sucesso dos 71 anos da instituição. Segundo ele, o Sesc tem exercido suas atividades com competência durante esse período. “Nesses 71 anos o Sesc se consolidou no Brasil como uma das instituições mais importantes na áreas de educação, esporte, saúde, cultura e lazer. A diversidade das ações que o Sesc vem executando nesse período vai ao encontro das necessidades da classe trabalhadora. Cada dia o Sesc consegue ocupar espaços e através da qualidade das suas atividades e eventos vai conquistando um lugar no coração da população brasileira”, disse José Roberto Sfair Macedo.
Entre uma música e outra, o maestro português Osvaldo Ferreira explicava a intenção do concerto na escolha do repertório. Na ocasião, ele aproveitou para agradecer o oportunidade de levar o que há de melhor na música clássica para a cidade de Ceilândia. “É com muita satisfação que celebramos 71 anos de uma instituição que atende tão bem a população brasiliense. E claro, não poderíamos deixar de comemorar promovendo concertos e recitais de alta qualidade com os mais renomados artistas da atualidade, além de fomentar o acesso e a produção musical na cidade”, explicou o maestro.
História
Em 13 de setembro de 1946, o Sesc foi criado como uma instituição destinada a promover o bem estar dos trabalhadores do comércio e seus dependentes. Era um período de pós-guerra e de transição política, no qual os empresários e sindicatos se movimentaram em busca de seus interesses. A ideia da implantação do Sesc era oferecer ações que pudessem melhorar a qualidade de vida de quem atuava no comércio. A primeira unidade surgiu no Rio de Janeiro com oferta de assistência a maternidade, infância e combate a tuberculose. De lá pra cá, os serviços se multiplicaram, oferecendo lazer, saúde, esporte, educação e cultura.